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dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorVaz, Leonardo José Leite da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:47:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200087pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo investigar os motivos pelos quais a pedagogia das competências ainda não foi implementada com sucesso no ensino de matemática do Colégio Militar de Porto Alegre, apesar das determinações institucionais em vigor desde 2013. Para tal, analiso as concepções pedagógicas e epistemológicas dos professores de matemática do Colégio, entrevistados em 2018, acerca do Ensino por Competências e outros conceitos relacionados a esse tema, tais como conteúdos do ensino, gestão curricular, avaliação e interação com os alunos. Tomando como ponto de partida minha própria experiência como professor no Colégio, descrevo o modelo de ensino por conteúdos, historicamente predominante na instituição e ainda utilizado atualmente. O texto narra as tentativas de transição entre este modelo e a pedagogia por competências, oficialmente em vigor desde 2013. Analiso os documentos institucionais e suas principais referências bibliográficas, concluindo que o modelo proposto para o SCMB é o construtivista. Exponho as principais características do construtivismo piagetiano e apresento algumas propostas para a implementação de metodologias ativas para o ensino de matemática. Transcrevo os principais trechos das entrevistas e, em seguida, analiso as falas com base no referencial teórico, a fim de identificar os modelos pedagógicos e epistemológicos manifestados por cada docente. Em seguida, exponho minhas próprias concepções epistemológicas e pedagógicas. Concluo que algumas concepções epistemológicas empiristas e aprioristas, marcantes nos discursos docentes, obstruem a implementação de uma pedagogia construtivista. Por fim, identifico algumas outras causas para a persistência do modelo pedagógico transmissivo, ainda em vigor no CMPA, e aponto para alguns caminhos, visando a sua superação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the conceptions of teachers of mathematics of the Military School in Porto Alegre, interviewed about Competency-based teaching and others related concepts, such as teaching contents, curriculum, evaluation and interaction with the students. Starting with my own experience as a teacher at Colégio Militar de Porto Alegre, I descbribe the model of Contents-based teaching, historically predominant in the institution, and still applied today. The text express the attempts of transition between this model and the competency-based pedagogy, officially used since 2013; analyzes the institucional documents and their main bibliographical references, concluding that the proposed model to SCMB is constructivist; outlines the main characteristics of Piagetian constructivism and presents some proposals for the implementation of active methodologies for teaching mathematics; transcribes the main excerpts from the interviews and then analyzes the speeches based on the theoretical reference, in order to identify the epistemological and pedagogical models expressed by the teachers. Finally, I expose my own epistemological and pedagogical conceptions, and besides that, I identify some causes for the persistence of the transmissive model, still in force in the CMPA, and I point out some ways to overcomes it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetency-based teachingen
dc.subjectModelo pedagógico de educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical modelsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachers of mathematicsen
dc.subjectConstrutivismen
dc.subjectMilitary schoolsen
dc.titleEnsino por conteúdos versus ensino por competências concepções pedagógicas dos professores de matemática do Colégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001102398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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