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dc.contributor.advisorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorDal Igna, Maria Cláudiapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-28T03:47:23Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199819pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação discute e analisa como o gênero atravessa (é incorporado e mobilizado) e constitui o discurso pedagógico que, articulado com outros discursos, define e regula o que se entende por desempenho escolar nos anos iniciais de escolarização. Na articulação dos campos dos estudos de gênero, estudos culturais e pós-estruturalismo, procurei investigar os significados atribuídos ao desempenho escolar, aquilo que chamei de conteúdo da noção de desempenho escolar. Considerando que essa noção é definida em meio a relações de poder, interessou-me também mapear e descrever alguns dos modos pelos quais o poder se exerce, operando na produção de sistemas que são comumente utilizados para mensurar e/ou qualificar o desempenho escolar de alunos e alunas. Com esse objetivo, para compor meu corpus de pesquisa, desenvolvi um procedimento de investigação, que intitulei Grupo de discussão, com professoras de séries iniciais das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Leopoldo/RS. Explorei o material empírico, produzido no contexto desse grupo, valendo-me dos pressupostos da análise de discurso foucaultiana e utilizando como ferramentas analíticas os conceitos de discurso, gênero, linguagem, poder, norma, dentre outros. A trama das ferramentas com os materiais possibilitou-me argumentar que a definição da noção de desempenho escolar está relacionada com a instauração de um conjunto de normatividades – elementos normativos – que permitem comparar, diferenciar, classificar, avaliar, enfim, atribuir determinados significados aos desempenhos escolares. Tais normas funcionam como medidas comuns que permitem às professoras avaliar todos e todas – separando-os em normais e anormais, regulando e conformando aquilo que entendemos por desempenho escolar normativo. Discuto ainda como gênero atravessa e constitui as normas de conhecimento e de comportamento funcionando, ao mesmo tempo, como organizador e desorganizador das normas, o que me permite argumentar que gênero, de forma explícita e/ou implícita, é um dos elementos constitutivos daquilo que se entende por desempenho escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation discusses and analyses the way gender both crosses (while being embodied and mobilized) and constitutes the pedagogical discourse which, articulated with other discourses, defines and regulates what is understood by learning performance in the early school grades. In the articulation of fields such as Gender Studies, Cultural Studies and post-structuralism, I have attempted to investigate the meanings which are assigned to learning performance, which I have denominated content of the learning performance notion. Considering that this notion is defined through power relationships, I became interested in mapping and describing some of the ways through which power is exercised, operating in the production of systems which are commonly used to measure and/or qualify students’ learning performance. In order to compose the corpus of this research, I developed an investigation prodedure called Discussion Group, with teachers who work in early grades of public schools in São Leopoldo/RS. I explored the empirical material produced in that group context, employing assumptions from the foucauldian discourse analysis and using the concepts of discourse, gender, language, power, norm, among others, as my analytical tools. The combination of these tools with the materials has enabled me to argue that the definition of learning performance is related to the establishment of a set of normativities – normative elements – which allow us to compare, differentiate, classify, assess, and attribute certain meanings to learning performances. Such norms function as common measures which enable teachers to assess all the children – sorting them as normal and abnormal, thus regulating what we understand as normative learning performance. I have also discussed how gender crosses and constitutes both knowledge and behavior norms, while it works as either an organizer or a desorganizer of those rules. This idea may be used to argue that gender, either implicitly or explicitly, is one of the elements which constitute what has been understood as learning performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectSchool educationen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender studiesen
dc.subjectLearning performanceen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.title"Há diferença"? : relações entre desempenho escolar e gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000460336pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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