De que forma a escola básica tem projetado seu sujeito na escolha profissional? uma perspectiva a partir de entrevistas com ingressantes de 2019 no curso de pedagogia da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo aborda a relação entre escolas de educação básica e a escolha profissional a partir de entrevistas com 6 ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS, visando perceber a projetividade que a instituição educacional realiza sobre essa decisão. Nele também surgem questões pertinentes à temática, como a formulação da nova BNCC, o próprio tema da escolha profissional, no que tange à sua importância, e programas oferecidos pelas universidades que focam na aproximação das instituições ...
O presente estudo aborda a relação entre escolas de educação básica e a escolha profissional a partir de entrevistas com 6 ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS, visando perceber a projetividade que a instituição educacional realiza sobre essa decisão. Nele também surgem questões pertinentes à temática, como a formulação da nova BNCC, o próprio tema da escolha profissional, no que tange à sua importância, e programas oferecidos pelas universidades que focam na aproximação das instituições de educação superior e a comunidade de educação básica. Para evidenciar as inquietações sobre o quanto a escola básica projeta ou não indivíduos na escolha profissional, foram realizadas entrevistas abertas, cujo o objetivo era levantar o maior número de questões referentes à decisão profissional que contribuíram para reflexões referentes ao assunto. Percebo, por intermédio da pesquisa, que apesar da subjetividade na escolha, a escola tem se mostrado negligente com suas/seus estudantes, devido a diferentes fatores como: a falta de recursos – no caso da escola pública – a visão seletista sobre determinados cursos e a falta de empatia sobre a decisão dos sujeitos. As entrevistas levantaram possibilidades do que as escolas podem executar para darem suporte na escolha profissional. A reflexão no texto demonstra a importância do tema na vida das/os estudantes da escola básica e o quanto a empatia da escola sobre o assunto pode fazer diferença e diminuir em alguma medida essa difícil decisão na vida de cada jovem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License