De que forma a escola básica tem projetado seu sujeito na escolha profissional? uma perspectiva a partir de entrevistas com ingressantes de 2019 no curso de pedagogia da UFRGS
dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Hélber Augusto Carneiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:50:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199288 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda a relação entre escolas de educação básica e a escolha profissional a partir de entrevistas com 6 ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS, visando perceber a projetividade que a instituição educacional realiza sobre essa decisão. Nele também surgem questões pertinentes à temática, como a formulação da nova BNCC, o próprio tema da escolha profissional, no que tange à sua importância, e programas oferecidos pelas universidades que focam na aproximação das instituições de educação superior e a comunidade de educação básica. Para evidenciar as inquietações sobre o quanto a escola básica projeta ou não indivíduos na escolha profissional, foram realizadas entrevistas abertas, cujo o objetivo era levantar o maior número de questões referentes à decisão profissional que contribuíram para reflexões referentes ao assunto. Percebo, por intermédio da pesquisa, que apesar da subjetividade na escolha, a escola tem se mostrado negligente com suas/seus estudantes, devido a diferentes fatores como: a falta de recursos – no caso da escola pública – a visão seletista sobre determinados cursos e a falta de empatia sobre a decisão dos sujeitos. As entrevistas levantaram possibilidades do que as escolas podem executar para darem suporte na escolha profissional. A reflexão no texto demonstra a importância do tema na vida das/os estudantes da escola básica e o quanto a empatia da escola sobre o assunto pode fazer diferença e diminuir em alguma medida essa difícil decisão na vida de cada jovem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | De que forma a escola básica tem projetado seu sujeito na escolha profissional? uma perspectiva a partir de entrevistas com ingressantes de 2019 no curso de pedagogia da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100586 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1400)