Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Hélber Augusto Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199288pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda a relação entre escolas de educação básica e a escolha profissional a partir de entrevistas com 6 ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS, visando perceber a projetividade que a instituição educacional realiza sobre essa decisão. Nele também surgem questões pertinentes à temática, como a formulação da nova BNCC, o próprio tema da escolha profissional, no que tange à sua importância, e programas oferecidos pelas universidades que focam na aproximação das instituições de educação superior e a comunidade de educação básica. Para evidenciar as inquietações sobre o quanto a escola básica projeta ou não indivíduos na escolha profissional, foram realizadas entrevistas abertas, cujo o objetivo era levantar o maior número de questões referentes à decisão profissional que contribuíram para reflexões referentes ao assunto. Percebo, por intermédio da pesquisa, que apesar da subjetividade na escolha, a escola tem se mostrado negligente com suas/seus estudantes, devido a diferentes fatores como: a falta de recursos – no caso da escola pública – a visão seletista sobre determinados cursos e a falta de empatia sobre a decisão dos sujeitos. As entrevistas levantaram possibilidades do que as escolas podem executar para darem suporte na escolha profissional. A reflexão no texto demonstra a importância do tema na vida das/os estudantes da escola básica e o quanto a empatia da escola sobre o assunto pode fazer diferença e diminuir em alguma medida essa difícil decisão na vida de cada jovem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleDe que forma a escola básica tem projetado seu sujeito na escolha profissional? uma perspectiva a partir de entrevistas com ingressantes de 2019 no curso de pedagogia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples