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dc.contributor.advisorMarques, Juracy Cunegattopt_BR
dc.contributor.authorMarcolin, Eliana Holmerpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T02:33:14Zpt_BR
dc.date.issued1977pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198797pt_BR
dc.description.abstractO presente relatório diz respeito a uma experiência de investigação que pode ser caracterizada como uma tentativa de análise de uma realidade de ensino- aprendizagem de tipo experimental -descritiva, isto é, utilizando metodologia de experimento e recurso de estudo exploratório. O design implementado é um design fatorial “quase-experimental”, segundo Gage (1971 p.225), possibilitando a comparação entre grupos 2 a 2. Foram sujeitos desta experiência 8 professores de Língua Portuguesa e História pertencentes a duas escolas da comunidade de caracteres diversos, isto é, a primeira (E1) escola grande e a segunda (ES) escola pequena. Além dos sujeitos-professores foram selecionados aleatoriamente 88 alunos de uma amostra de 137, todos eles das 1ª séries do 2º grau das referidas escolas. Aos professores, previamente classificados conforme respectivos padrões de utilização das Funções da Linguagem em situação de classe e selecionados para grupo experimental, foi dispensado um tratamento com duração de 10 horas distribuídas em 4 semanas. Este treinamento utilizou como recurso fundamental um esquema básico de estratégia de interação para o uso das Funções da Linguagem em aula, elaborado para esta experiência, possuindo como quadro referencial teórico “As Funções da Linguagem” segundo Jakobson, 1973. O instrumento básico deste trabalho foi a Escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967) cujo objetivo de aplicação foi obter a reação do aluno e respectiva caracterização com respeito aos professores em observação. As observações descritivas com auxílio de gravações foram realizadas pelo experimentador e os resultados, após aplicação de recursos de Análise de Conteúdo, comparados aos resultados referentes à Escala D.S instrumento do aluno. Para a testagem das Hipóteses Fundamentais utilizou-se a Análise de Variância (Teste F) e para as demais, ou seja, as hipóteses de efeitos parciais, o teste “t” de Student. Além destes testes foi realizada a Correlação de Spearman Brown para a comparação dos resultados da D.D, com os resultados dos instrumentos de Avaliação do Experimentador. Por último, com os dados da Análise de Conteúdo, foram feitas considerações a respeito da Incidência das diferentes Funções e aplicado o teste “U” de Mann Withney para os Professores dos grupos B e C, ou seja, classificados diferentemente e pertencentes a grupos diversos nesta experiência. Os resultados mais significativos a nível de 0,05 foram em favor dos Professores classificados como de Uso Adequado das Funções da Linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThe present report refers to an experience of investigation which can be characterized as an attempt in analising a teaching-learning reality of the experimental-descriptive type, that is, using methodology of experiment and resources of exploratory study. The design implemented is a “quasi-experimental” factorial design according to Gage (1971, p.225) making possible a comparison between groups of 2 to 2. Eight teachers of Portuguese Language and History, belonging to two schools of the community, of different character, that is, the first (S1) a big school and the second (S2) a small school, have been the subjects to this experiment. Besides the subject-teachers 88 (eighty – eight) pupils out of a sample of 137 (a hundred and thirty-seven) were selected at random, all of them in the first grades of the above-mentioned senior high-schools. A treatment was dispensed to the teachers, previously classified according to their respective standards of utilization of the functions of language in class situations and selected for experimental group. This treatment utilizes, as a fundamental resource, a basic scheme of strategy of interaction for the use of the Functions of Language in class, which had been elaborated for this experiment, having “As Funções da Linguagem” according to Jakobson, 1973 as a theoretical referential. The basic instrument to this work was the “Semantic’s Diferential” scale of Osgood 1967, which aimed to get to know the pupils reaction and respective characterization concerning the teachers under study. The comments observations recorded on tape were realized by the researcher and the results, after application of resources from the Content Analysis, were compared to the results concerning the S.D scale – Pupils’ instrument. For the testing of the fundamental hypothesis the Analysis of Variance (F Test) was used, and for the remaining, or better, the hipothesis of partial effects, Student’s “t” test. Besides these tests the Spearman Brown’s Correlation was used to compare the results of the S.D scale with the results of the researcher’s evaluation instruments. Last, with the data of the Content Analysis, considerations were made in respect to the incidence of the different Functions in teachers and Mann Whitney’s “U” test was applied to the teachers of the B and C groups, that is to say, teachers classified differently and belonging to different groups in this experiment. The most significant results at the 0,05 level were in favour of the teachers classified as of adequate use of the Functions of Language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleFunções da linguagem na interação cognitivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000151099pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1977pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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