Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198570pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata do problema da inscrição do sentido na linguagem. Para isso, toma como matéria de estudo as obras Lógica do sentido, de Gilles Deleuze, Experimentos e opiniões do Doutor Faustroll Patafísico, de Alfred Jarry e O inominável, de Samuel Beckett. Por meio do conceito de hipertextualidade, tal como teorizado e desenvolvido por Gérard Genette, propõe diferentes perspectivas de acesso às obras estudadas, ora aproximando-as em ressonâncias particulares, ora seguindo caminhos singulares abertos por suas tramas e bifurcações internas. Utiliza-se o hipertexto como modelo operatório de uma estratégia metodológica labiríntica, cujo funcionamento permite dificultar a captura das valências textuais por referentes externos de significação. Por evitarem de diferentes maneiras reduzir relações de sentido à relações de significação, postula-se que tais obras possuem um caráter eminentemente pedagógico, pois ao fazerem-se textos, incidem e ensinam diretamente sobre o jogo de adequações e inadequações que preside os acoplamentos complexos entre sentido e linguagem. Apresenta-se assim um percurso a um só tempo investigativo e experimental em torno de textos cujas matrizes virtuais são estudadas, extraídas e reconfiguradas em novos textos. O texto, entidade problemática, conduz ao traçado de uma objetidade transversal entre a filosofia, a literatura e o sentido. Como um exercício de Educação do sentido, essa tese afirma a existência de um valor pedagógico paradoxal, que consiste nas amostragens da diferença de natureza entre o móvel do sentido e as condições da significação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis deals with the problem of the inscription of sense in language. For this, takes as subject of study the works Logic of Sense, by Gilles Deleuze, Exploits and Opinions of Doctor Faustroll Pataphysician, by Alfred Jarry and The Unnamable, by Samuel Beckett. Through the concept of hypertextuality, the theorized and developed by Gérard Genette, it proposes different perspectives of access to the studied works, sometimes approaching them in particular resonances, sometimes following singular paths opened by their frames and internal bifurcations. It uses the hypertexts as an operative model of a labyrinthine methodological strategy, whose operation makes it difficult to capture the textual valences by external referents of meaning. By avoiding through different ways to reduce sense relations into relations of signification, it postulates that such works hold eminently pedagogical character, as making themselves texts they affect and teach directly on the game of adequacies and inadequacies that preside the complex couplings between sense and language. Thus, it presents a course at the same time investigative and experimentalist around texts whose virtual matrices are studied, extracted and reconfigured in new texts. The text, a problematic entity, leads to the tracing of a transversal objectity between philosophy, literature and sense. As an exercise of education of sense, this thesis affirms the existence of a paradoxical pedagogical value, which consists of samples of the different nature between the mobile of the sense and the conditions of signification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectParadoxopt_BR
dc.subjectParadoxen
dc.subjectSpeeden
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectTexten
dc.subjectPataphysicsen
dc.subjectSenseen
dc.titleUma Educação do sentido : poéticas textuaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001099977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples