Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de física
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Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que tais atividades sejam melhor fundamentadas teórico e epistemologicamente. Poucos estudos, no entanto, investigam como tais metodologias são transpostas para as salas de aulas quando licenciandos buscam implementálas em aulas de Física. Inserida nesse contexto, esta pesquisa tem ...
A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que tais atividades sejam melhor fundamentadas teórico e epistemologicamente. Poucos estudos, no entanto, investigam como tais metodologias são transpostas para as salas de aulas quando licenciandos buscam implementálas em aulas de Física. Inserida nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de transposição didática de uma metodologia de ensino para atividades experimentais para a Educação Básica. Em particular, analisamos a transposição da metodologia de Episódios de Modelagem, cujo âmago está na promoção de situações aos estudantes que envolvam, em algum nível, a construção, o uso e a validação de modelos científicos. Pretende-se, assim, contribuir para a construção de uma alternativa para tornar as atividades experimentais de Física nas escolas mais investigativas, promovendo uma aproximação dos estudantes com o conhecimento científico por meio de uma postura ativa na construção de argumentos baseados em modelos científicos. Buscamos responder a seguinte questão geral de pesquisa: Como licenciandos em Física transpõem a metodologia de Episódios de Modelagem para o Ensino Médio? Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório, na perspectiva de Robert Yin, com estudantes de licenciatura de uma disciplina de graduação sobre a experimentação no ensino de Física. Adotando a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999) como referencial teórico: i. identificamos as tarefas e técnicas que os licenciandos participantes planejam para seus alunos e implementam quando conduzem Episódios de Modelagem na Educação Básica, assim como os discursos racionais (tecnologias e teorias) mobilizados por eles quando justificam e/ou geram tais tarefas e técnicas; ii. comparamos o planejamento da atividade com a implementação realizada pelos licenciandos com estudantes da Educação Básica; e iii. analisamos o planejamento e a implementação da atividade sob a perspectiva da fundamentação teórica que pauta a metodologia de Episódios de Modelagem. Como resultado, destaca-se que elementos centrais da fundamentação teórica da metodologia de Episódios de Modelagem, como o enfoque na modelagem científica, não repercutiram no planejamento e na implementação das atividades. Identificou-se, no entanto, atenção dos licenciandos com: i. a problematização das atividades, propiciando que os estudantes dessem sentido à investigação realizada; ii. a correspondência entre as etapas da atividade realizada e as preconizadas na metodologia de Episódios de Modelagem; e iii. a legitimação das suas ações, buscando a aprovação dos estudantes da Educação Básica. ...
Abstract
The literature of the field of Physics Education has been criticizing the experimental activities traditionally developed in didactic laboratories for a long time. Several methodologies have been developed for such activities to be better founded theoretically and epistemologically. Few studies, however, investigate how such methodologies are transposed to classrooms when graduates seek to implement them in physics classes. Inserted in this context, this research aims to provide and investigate ...
The literature of the field of Physics Education has been criticizing the experimental activities traditionally developed in didactic laboratories for a long time. Several methodologies have been developed for such activities to be better founded theoretically and epistemologically. Few studies, however, investigate how such methodologies are transposed to classrooms when graduates seek to implement them in physics classes. Inserted in this context, this research aims to provide and investigate the process of didactic transposition of a teaching methodology for experimental activities for Basic Education. In particular, we analyze the transposition of the Modeling Episode methodology, whose core is the promotion of situations for students that involve, at some level, the construction, use and validation of scientific models. The aim is to contribute to the construction of an alternative to make the experimental activities of Physics in schools more investigative, promoting an approximation of students with scientific knowledge through an active stance in the construction of arguments based on scientific models. We seek to answer the following general research question: How do Physics graduates transpose the methodology of Modeling Episodes for High School? To do so, we conducted an exploratory case study, from the perspective of Robert Yin, with undergraduate students of a undergraduate course on experimentation in Physics teaching. Adopting Yves Chevallard's (1999) Anthropological Theory of the Didactic as a theoretical frame: i. we identify the tasks and techniques that the participating undergraduate students plan for their students and implement when conducting Modeling Episodes in Basic Education, as well as the rational discourses (technologies and theories) mobilized by them when they justify and / or generate such tasks and techniques; ii. we compared the planning of the activity with the implementation carried out by the undergraduate students with students of Basic Education; and iii. we analyze the planning and implementation of the activity from the perspective of the theoretical foundation that guides the Modeling Episodes methodology. As a result, it is emphasized that central elements of the theoretical basis of the Modeling Episode methodology, such as the focus on scientific modeling, did not influence the planning and implementation of the activities. However, it was identified the attention of the undergraduate students with: i. the problematization of activities, allowing the students to make sense of the research carried out; ii. the correspondence between the stages of the activity performed and those recommended in the Modeling Episodes methodology; and iii. the legitimation of their actions, seeking the approval of students of Basic Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
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Multidisciplinar (2563)Ensino de Física (205)
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