Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
dc.contributor.advisor | Axt, Margarete | pt_BR |
dc.contributor.author | Nhanisse, Cacilda Rafael | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T02:36:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196483 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, a fim de evidenciar alguns aspectos que dão indícios, ou não, do suporte telemático como operador da (res)significação da prática docente. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Educação Arte, Linguagem, Tecnologia e está vinculado ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC/UFRGS. Este estudo tem como principal teórico o filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os caminhos metodológicos foram embasados em pesquisa qualitativa e dialógica e, para a obtenção do material para a análise, foram utilizados enunciados escritos, oriundos do diário de bordo, de entrevistas semiestruturadas, de questionários e de registros na plataforma on-line Classroom. Considerou-se, como campo empírico para a realização da presente tese, a Universidade Pedagógica de Moçambique O material que analisamos é composto de enunciados produzidos pelos professores de graduação de dois grupos de áreas de atuação (computação e ciências naturais), respeitando as particularidades de cada participante, pontuando alguns aspectos de reflexão.Os resultados apontam para um entendimento de que as TICs na prática pedagógica representam uma potência que intervêm na redifinição da prática docente, mas há ainda pouco entendimento sobre o seu uso na situação pedagógica. Diante destas evidências podemos concluír que é pertinente que as instituições do ensino proporcionem, no âmbito da proposta curricular de todos os cursos, tempo/espaço para trocas, partilha de experiências, com TICs como forma de incentivar o seu uso, bem como a possibilidade de construção do conhecimento a partir de uma perspectiva dialógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to understand how (some) teachers working in undergraduate courses at the Pedagogical University of Mozambique relate to the use of Information and Communication Technologies in teaching practice, in order to highlight some aspects that give indications or not, telematic support as operator of the (significance) of teaching practice. The work is part of the research line Education Art, Language, Technology and is linked to the research group of the Laboratory of Studies in Language, Interaction and Cognition of the Federal University of Rio Grande do Sul - LELIC / UFRGS. The study has as main theoretician the Russian philosopher Mikhail Bakhtin. The methodological paths were based on qualitative and dialogical research and, to obtain the material for the analysis, written statements were used, from the logbook, semi-structured interviews, questionnaires and records in the classroom online platform. The Pedagogical University of Mozambique was considered as an empirical field for the accomplishment of this thesis. The material we analyze is composed of statements produced by undergraduate teachers from two groups of areas of practice (computing and natural sciences), respecting the particularities of each participant, punctuating some aspects of reflection. The results point to an understanding that ICTs in pedagogical practice represent a power that intervene in the redifination of teaching practice, but there is still little understanding about its use in the pedagogical situation. In view of these evidences, we can conclude that it is pertinent that educational institutions provide, within the curricular proposal of all courses, time / space for exchanges, sharing of experiences, ICTs as a way of encouraging their use, as well as the possibility of construction of knowledge from a dialogic perspective. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bakhtinian Dialogism | en |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies | en |
dc.title | Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Biazus, Maria Cristina Villanova | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001096339 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)