O que fazem as professoras quanto à alfabetização no último ano da educação infantil?
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as perspectivas e as práticas de professoras que atuam no último ano da Educação Infantil de escolas privadas no que se refere à alfabetização. Para isso, recorri a referências que tratavam da leitura e da escrita na Educação Infantil em documentos legais e de referência para a formação de profes-sores, tais como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as Dire- ...
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as perspectivas e as práticas de professoras que atuam no último ano da Educação Infantil de escolas privadas no que se refere à alfabetização. Para isso, recorri a referências que tratavam da leitura e da escrita na Educação Infantil em documentos legais e de referência para a formação de profes-sores, tais como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as Dire-trizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), entre outras, bus-cando identificar relações com a temática da alfabetização nesta etapa da Educação Básica. Optei por efetuar um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. As participantes foram três professoras que atuam no último ano da Educação Infantil em escolas particulares de Porto Alegre e, no diálogo que se estabeleceu com cada uma, procurou-se compreender o que fazem quanto à alfabetização nessa etapa. Com a análise das entrevistas, foi possível conhecer as perspectivas e as práticas realizadas pelas professoras, relacionando-as com as po-líticas públicas apresentadas durante a pesquisa. As três professoras se posicionaram como sendo o Ensino Fundamental o lugar da alfabetização. Apesar disso, ficou em evidência, por um lado, a aproximação entre duas delas que, tendo a ludicidade como justificativa, utilizam métodos sintéticos em suas turmas e, por outro lado, o distanci-amento em relação à terceira professora já que, em sua prática, os momentos de leitura e escrita dependem do interesse manifesto dos alunos, ocorrendo em situações mais ocasionais. Ao final, destaca-se, a partir do conjunto dos dados, a ausência de práticas que promovam a reflexão analítica das crianças acerca da língua escrita e o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, como alguns documentos de referência na formação de professores têm advogado em favor. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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