Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marina Demczukpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-13T02:31:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195757pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar as perspectivas e as práticas de professoras que atuam no último ano da Educação Infantil de escolas privadas no que se refere à alfabetização. Para isso, recorri a referências que tratavam da leitura e da escrita na Educação Infantil em documentos legais e de referência para a formação de profes-sores, tais como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as Dire-trizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), entre outras, bus-cando identificar relações com a temática da alfabetização nesta etapa da Educação Básica. Optei por efetuar um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. As participantes foram três professoras que atuam no último ano da Educação Infantil em escolas particulares de Porto Alegre e, no diálogo que se estabeleceu com cada uma, procurou-se compreender o que fazem quanto à alfabetização nessa etapa. Com a análise das entrevistas, foi possível conhecer as perspectivas e as práticas realizadas pelas professoras, relacionando-as com as po-líticas públicas apresentadas durante a pesquisa. As três professoras se posicionaram como sendo o Ensino Fundamental o lugar da alfabetização. Apesar disso, ficou em evidência, por um lado, a aproximação entre duas delas que, tendo a ludicidade como justificativa, utilizam métodos sintéticos em suas turmas e, por outro lado, o distanci-amento em relação à terceira professora já que, em sua prática, os momentos de leitura e escrita dependem do interesse manifesto dos alunos, ocorrendo em situações mais ocasionais. Ao final, destaca-se, a partir do conjunto dos dados, a ausência de práticas que promovam a reflexão analítica das crianças acerca da língua escrita e o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, como alguns documentos de referência na formação de professores têm advogado em favor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO que fazem as professoras quanto à alfabetização no último ano da educação infantil?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092255pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples