Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estra ...
Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License