Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
dc.contributor.advisor | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.contributor.author | Vargas, Danieli de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T02:31:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195664 | pt_BR |
dc.description.abstract | Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Exclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092210 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)