Mediação da aprendizagem e diferenciação pedagógica : estratégias didáticas para ensino e aprendizagem de leitura e escrita no 2º ano do ensino fundamental
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia tem o objetivo de analisar as estratégias didáticas utilizadas em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental para que, mesmo com as diferenças de níveis de aprendizagem, todos os alunos avançassem e desenvolvessem novos conhecimentos relacionados principalmente à leitura e à escrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foi analisada a documentação pedagógica produzida durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Gran ...
A presente monografia tem o objetivo de analisar as estratégias didáticas utilizadas em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental para que, mesmo com as diferenças de níveis de aprendizagem, todos os alunos avançassem e desenvolvessem novos conhecimentos relacionados principalmente à leitura e à escrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foi analisada a documentação pedagógica produzida durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As documentações utilizadas foram o Diário de Avaliação e o Diário de Classe. Como referencial teórico, lançou-se mão de autores da área da alfabetização, como Magda Soares e Artur Gomes de Morais. No que tange às discussões sobre a diferenciação pedagógica, Philippe Perrenoud foi o pesquisador referido. A partir da análise da prática pedagógica realizada durante o estágio, foram organizados três arranjos com o intuito de possibilitar a compreensão das estratégias e propostas utilizadas para cada um. A mediação da aprendizagem apresenta-se como a base do trabalho realizado com esses três arranjos, já que sua principal característica é a mediação da consciência da modificabilidade, que se baseia no fato de que todo ser humano é modificável e que, portanto, pode aprender e progredir. Nesse sentido, compreender que todos os alunos da turma poderiam desenvolver novos conhecimentos foi o primeiro movimento feito para, a partir disso, analisar as estratégias utilizadas. O primeiro arranjo foi formado pelos alunos que estavam na fase inicial da alfabetização, focando nas consciências fonológica e fonoarticulatória. Já o segundo era composto por um aluno com diagnóstico de autismo leve e que, por suas peculiaridades, precisava de acompanhamento constante para realizar as propostas. O terceiro arranjo, composto pelo restante da turma, já estava na fase de consolidação da alfabetização e também precisava progredir em relação às suas aprendizagens. Para esse aspecto, a diferenciação pedagógica também foi uma constante na sala de aula, proporcionando situações de aprendizagens potentes a todos da turma. A partir das análises realizadas, foi possível evidenciar que o investimento realizado em relação às estratégias planejadas oportunizou que, de fato, todos os integrantes da turma avançassem, atentando para as especificidades de cada um desses arranjos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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