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dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Vitória Nöerpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T02:35:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195606pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem o objetivo de analisar as estratégias didáticas utilizadas em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental para que, mesmo com as diferenças de níveis de aprendizagem, todos os alunos avançassem e desenvolvessem novos conhecimentos relacionados principalmente à leitura e à escrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foi analisada a documentação pedagógica produzida durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As documentações utilizadas foram o Diário de Avaliação e o Diário de Classe. Como referencial teórico, lançou-se mão de autores da área da alfabetização, como Magda Soares e Artur Gomes de Morais. No que tange às discussões sobre a diferenciação pedagógica, Philippe Perrenoud foi o pesquisador referido. A partir da análise da prática pedagógica realizada durante o estágio, foram organizados três arranjos com o intuito de possibilitar a compreensão das estratégias e propostas utilizadas para cada um. A mediação da aprendizagem apresenta-se como a base do trabalho realizado com esses três arranjos, já que sua principal característica é a mediação da consciência da modificabilidade, que se baseia no fato de que todo ser humano é modificável e que, portanto, pode aprender e progredir. Nesse sentido, compreender que todos os alunos da turma poderiam desenvolver novos conhecimentos foi o primeiro movimento feito para, a partir disso, analisar as estratégias utilizadas. O primeiro arranjo foi formado pelos alunos que estavam na fase inicial da alfabetização, focando nas consciências fonológica e fonoarticulatória. Já o segundo era composto por um aluno com diagnóstico de autismo leve e que, por suas peculiaridades, precisava de acompanhamento constante para realizar as propostas. O terceiro arranjo, composto pelo restante da turma, já estava na fase de consolidação da alfabetização e também precisava progredir em relação às suas aprendizagens. Para esse aspecto, a diferenciação pedagógica também foi uma constante na sala de aula, proporcionando situações de aprendizagens potentes a todos da turma. A partir das análises realizadas, foi possível evidenciar que o investimento realizado em relação às estratégias planejadas oportunizou que, de fato, todos os integrantes da turma avançassem, atentando para as especificidades de cada um desses arranjos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleMediação da aprendizagem e diferenciação pedagógica : estratégias didáticas para ensino e aprendizagem de leitura e escrita no 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092273pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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