Coordenação pedagógica na educação infantil e as (im)possibilidades de uma rede (in)formativa sobre gênero e sexualidade
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanette, Jaime Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T02:38:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193546 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os elevados índices de feminicídios, a violência física e emocional contra meninas e mulheres, bem como discriminações e homicídios motivados pela homofobia tem assolado o país nos últimos tempos. Frente a tais situações, pensando em alternativas educacionais, busco nesta pesquisa, com base nos Estudos de Gênero na perspectiva pós-estruturalista, investigar de que forma a coordenação pedagógica vem articulando as temáticas de gênero e sexualidade na escola, procurando (im)possibilidades para a construção de uma rede (in)formativa acerca dessas temáticas de Educação Infantil. Para isso, utilizo como metodologia o grupo focal, discutindo estas questões com nove coordenadoras pedagógicas de instituições educativas do município de Novo Hamburgo/RS. A partir dos encontros foi possível atentar-se para os seguintes elementos que emergiram das categorias: a) o ethos formativo que pode ser considerado um atributo de rede (in)formativa na sua efetividade; b) no que tange o currículo, as coordenadoras pedagógicas operam com um pseudo-silenciamento acerca das temáticas de gênero e sexualidade, fazendo algumas intervenções pontuais no cotidiano sem deixar registros em documentos como PPP. c) a rede (in)formativa é encarada como manifestação de resistência e de proteção às crianças; d) as CPs percebem que os scripts de gênero e sexuais atravessam e direcionam o currículo da escola de Educação Infantil, por meio da organização dos ambientes, na polêmica das datas comemorativas e na presença do homem-professor. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica na educação infantil e as (im)possibilidades de uma rede (in)formativa sobre gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001090229 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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