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dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Tania Márcia da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-25T02:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193462pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se faz ainda que, contudo, estes não tenham lido ou conhecido com profundidade, durante a formação, a Epistemologia Genética, que é o principal referencial teórico desse trabalho. A coleta de dados se deu em Metodologia Qualitativa inspirada no Método Clínico Piagetiano. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso múltiplo com entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado com onze graduandos: cinco do sexto ou do sétimo semestre, e os restantes do oitavo ou do nono. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas duas categorias de análise: a Mentalidade Infantil e a Psicogênese. A primeira categoria de análise contempla o início da pesquisa de Piaget e a sua compreensão de que a criança raciocina de maneira diferenciada do adulto. A segunda, por sua vez, aborda a Psicogênese e o desenvolvimento da teoria dos estádios. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. Os resultados mostram que a majoritária parte dos extratos relatados durante as entrevistas se aproximam consideravelmente e são coerentes com as contribuições de Piaget ao estudo da mentalidade infantil e da psicogênese.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper researched the understanding and the interpretation skills of the Pedagogy undergraduate students in regard to the characteristics of the infant mentality and psychogenesis, as per Piaget's body of work. The research was carried out even though those had not come in a deep contact with Genetic Epistemology during the course, that being the main theoretical reference underlying this text. Data collection was based on qualitative methodology, comprised of an adaptation of Piaget's clinical method. Starting from that outlook, a multiple case study supported by semi structured interviews is presented. A total of ten undergraduate students took part in the survey: five currently in the fifth or sixth semesters of their majors, and the remainder in the eighth or ninth semesters. Based on the data collected during the research, two means of analysis were developed: Infant Mentality and Psychogenesis. The first deals with the beginning of Piaget's work and its belief that the child's reasoning does not behave in the same way as that of an adult. The second tackles Psychogenesis and the development of Stadium Theory (théorie des stades). We presuppose the current relevance of Piagetian theory to child education, and we question the extant relation between theory and practice throughout the capacitation of faculty. The results showcase the high level of coherence between several survey excerpts and Piaget's contributions to the fields of infant mentality and psychogenesisen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPsychogenesisen
dc.subjectPsicogênesept_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectProfessional development of preschool teachersen
dc.titleCompreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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