A constituição do olhar e escuta psicopedagógicos em uma professora de AEE : psicopedagoga institucional
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Trata-se do estudo de caso de um menino de oito anos, aqui denominado Eduardo¹, estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lajeado- RS. O aluno apresenta dificuldades de aprendizagem e possui traços de transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Foi avaliado como detentor de inteligência limítrofe, com funcionamento aquém do seu potencial, e tem diagnóstico de hiperatividade. Esse estudo de caso é uma análise a partir da abordagem de uma psicopedagoga em formação, propondo in ...
Trata-se do estudo de caso de um menino de oito anos, aqui denominado Eduardo¹, estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lajeado- RS. O aluno apresenta dificuldades de aprendizagem e possui traços de transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Foi avaliado como detentor de inteligência limítrofe, com funcionamento aquém do seu potencial, e tem diagnóstico de hiperatividade. Esse estudo de caso é uma análise a partir da abordagem de uma psicopedagoga em formação, propondo intervenções através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Evidenciou-se uma mudança no olhar, inicialmente abordado pelo ponto de vista pedagógico, no espaço da sala de recursos multifuncional e que passa a ter uma análise ampliada sobre os aspectos afetivos-cognitivos, através da introdução do olhar do psicopedagogo institucional. Este novo olhar vai se constituindo no processo de intervenção, mediado pelas TICs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)