Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Kelly da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193409pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa presente se constitui de uma análise de discursos enunciados por seis professoras de uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre em situação de grupo focal no segundo semestre do ano de 2018. Ela assume como objetivo evidenciar sentidos de cidadania que ressoam, ou não, no discurso docente a fim de compreender as particularidades da instituição educacional e eventuais transformações nos sentidos de cidadania, considerando um recorte temporal que inicia na época da implantação dos ciclos e se estende até a atualidade. A dissertação é resultado de uma investigação derivada de interesse que motivou a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Letras, em 2008, e, tendo permanecido, se materializou ao longo do Mestrado em Educação em estudo cuja temática principal corresponde à interpretação dos sentidos de cidadania na escola desde um viés discursivo. Quanto aos sentidos de cidadania, essa pesquisa objetiva identificar relações estabelecidas desde os discursos docentes dessa escola ciclada, compreendendo de que forma neles ressoam discursos outros e como isso determina os processos de assujeitamento ideológico dos sujeitos participantes. Os discursos analisados representam uma das possibilidades de realização do discurso pedagógico como ocorre na escola, sendo, portanto, aqui regionalizados como filiados a uma Formação Discursiva Escolar, que recebe diferentes adjetivações a fim de explicitar diferentes tendências pedagógicas que se realizam discursivamente: Formação Discursiva Escolar Cidadã e Formação Discursiva Escolar Tradicional / Mercadológica. As conversas do grupo focal formado por seis docentes foram gravadas em dois encontros, em setembro e outubro de 2018. As falas foram organizadas a partir de tópicos guia propostos pela pesquisadora e, posteriormente, transcritas. Oito sequências discursivas constituíram o recorte analisado. Ele foi escolhido a partir da operação de observação do corpus na qual se destaca o que é dito demais, o excesso, conforme Aracy Ernst-Pereira e Regina Mutti propõem, buscando que todas as participantes do grupo fossem representadas e que todos os tópicos guia fossem tratados. Além da noção de Formação Discursiva, a pesquisa também mobilizou as noções de Formação Ideológica e de Sujeito, a partir de uma perspectiva de fragmentação em diferentes modalidades de identificação com a forma-sujeito de uma formação discursiva, consoante discutem Michel Pêcheux e, mais recentemente, Freda Indursky. Os efeitos de sentido identificados apontam para, pelo menos, três possibilidades de identificação no interior da Formação Discursiva: Posição-Sujeito Professora Cidadã, Posição-Sujeito Professora Cidadã Subversiva e Posição-Sujeito Professor Infiltrado. A análise também possibilitou uma atualização da pesquisa anterior, relocando as Formações Discursivas Escolares no interior de uma Formação Ideológica Capitalista e acrescendo ao nome da Formação Discursiva Escolar, que organiza os dizeres da escola tradicional, a adjetivação Tradicional / Mercadológica.pt_BR
dc.description.abstractLa investigación presente se constituye de un análisis de discursos enunciados por seis profesoras de una escuela de la red pública municipal de Porto Alegre en situación de grupo focal en el segundo semestre del año de 2018. Ella asume como objetivo evidenciar sentidos de ciudadanía que resuenan, o no, en el discurso docente a fin de comprender las particularidades de la institución educacional y eventuales transformaciones en los sentidos de ciudadanía, considerando un recorte temporal que comienza en la época de la implantación de los ciclos e se extiende hasta la actualidad. La tesina resulta de una investigación derivada de interés que motivó la escritura del Trabajo de Conclusión de Curso de la graduación en Letras, en 2008, y, tiendo permanecido, se materializó a lo largo del Máster en Educación en estudio cuya temática principal corresponde a la interpretación de los sentidos de ciudadanía en la escuela desde una mirada discursiva. Respecto a los sentidos de ciudadanía, esa investigación objetiva identificar relaciones establecidas a partir de los discursos docentes de esa escuela ciclada, comprendiendo de que forma en ellos resuenan discursos otros y como eso determina los procesos de asujetamiento ideológico de los sujetos participantes. Los discursos analizados representan una de las posibilidades de realización del discurso pedagógico como ocurre en la escuela, siendo, por lo tanto, aquí regionalizados como afiliados a una Formación Discursiva Escolar, que recibe diferentes adjetivaciones para explicitar diferentes tendencias pedagógicas que se realizan discursivamente: Formación Discursiva Escolar Ciudadana y Formación Discursiva Escolar Tradicional / Mercadológica. Las conversaciones del grupo focal formado por seis docentes han sido grabadas en dos encuentros, en septiembre y octubre de 2018. Los hablas fueron organizados a partir de tópicos guía propuestos por la investigadora y, posteriormente, transcritas. Ocho secuencias discursivas formaron el recorte analizado. Ese se eligió a partir de la operación de observación del corpus a partir de la cual se destaca lo que se dice demasiado, el exceso, según Aracy Ernst-Pereira y Regina Mutti proponen, buscando que todas las participantes del grupo fueran representadas y que todos los tópicos guía fueran tratados. Además de la noción de Formación Discursiva, la investigación también movilizó las nociones de Formación Ideológica y de Sujeto, a partir de una perspectiva de fragmentación en diferentes modalidades de identificación con la forma-sujeto de una formación discursiva, en conformidad con lo que discuten Michel Pêcheux y, más recientemente, Freda Indursky. Los efectos de sentido identificados apuntan para, al menos, tres posibilidades de identificación en el interior de la Formación Discursiva: Posición-Sujeto Profesora Ciudadana, Posición-Sujeto Profesora Ciudadana Subversiva e Posición-Sujeto Profesor Infiltrado. El análisis también posibilitó una actualización de la pesquisa anterior, reubicando las Formaciones Discursivas Escolares en el interior de una Formación Ideológica Capitalista y añadiendo al nombre de la Formación Discursiva Escolar, que organiza los dichos de la escuela tradicional, la adjetivación Tradicional / Mercadológicaes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiclos de formaciones
dc.subjectEscola cidadãpt_BR
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectMichel Pêcheuxes
dc.subjectAnálisis de Discursoes
dc.subjectEscuela Ciudadanaes
dc.subjectEscuelas de la red pública municipal de Porto Alegrees
dc.title“O que aconteceu com a escola cidadã?” : efeitos de sentidos sobre a Escola por Ciclos em Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091645pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples