Web-game educacional para ensino e aprendizagem de ciências
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
As pesquisas educacionais têm buscado novas estratégias para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, sendo que uma delas é a incorporação dos games no ambiente escolar. Estudos mostram que os jogos digitais, popularmente chamados de games, são cada vez mais utilizados por todas as faixas etárias. Pessoas do mundo todo gastam bilhões de horas por semana jogando em algum dispositivo de forma espontânea, apenas por diversão, dedicando todo esse tempo para alcançar o objetivo do jogo. No entant ...
As pesquisas educacionais têm buscado novas estratégias para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, sendo que uma delas é a incorporação dos games no ambiente escolar. Estudos mostram que os jogos digitais, popularmente chamados de games, são cada vez mais utilizados por todas as faixas etárias. Pessoas do mundo todo gastam bilhões de horas por semana jogando em algum dispositivo de forma espontânea, apenas por diversão, dedicando todo esse tempo para alcançar o objetivo do jogo. No entanto, quando se trata de dedicar esse tempo a outra atividade, em especial ao tempo dedicado ao estudo, não percebemos o mesmo interesse. No Brasil, a inserção dos games em sala de aula ainda está restrita a iniciativas pontuais e com pouca ligação ao conteúdo. Nesse sentido, este estudo contempla o desenvolvimento de um jogo educacional web para ser utilizado como apoio ao processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de tornar o processo ensinoaprendizado mais atrativo e eficaz. O trabalho foi aplicado em escolas municipais de Santa Cruz do Sul/RS, na disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados do estudo mostram que os alunos tiveram um maior interesse pelas atividades e sugerem que os games devem ser inseridos em sala de aula, pois observamos que as turmas que obtiveram melhores resultados nos pós-testes foram as que tiveram maior contato com o jogo. Concluindo, o processo de ensino promovido por esse tipo de iniciativa, que não só o estilo tradicional de ensino, é eficaz à aprendizagem do aluno, visto que aumenta o interesse deles pelos conteúdos, bem como contribui para o seu engajamento quando submetidos às atividades. ...
Abstract
Educational research has sought new strategies to support the teaching and learning process, one of which is the incorporation of games into the school environment. Studies show that digital games, popularly called games, are increasingly used by all age groups. People around the world spend billions of hours a week playing on some device in a spontaneous way, just for fun, devoting all that time to reach the goal of the game. However, when it comes to dedicating this time to another activity, ...
Educational research has sought new strategies to support the teaching and learning process, one of which is the incorporation of games into the school environment. Studies show that digital games, popularly called games, are increasingly used by all age groups. People around the world spend billions of hours a week playing on some device in a spontaneous way, just for fun, devoting all that time to reach the goal of the game. However, when it comes to dedicating this time to another activity, especially to the time dedicated to study, we do not perceive the same interest. In Brazil, the inclusion of games in the classroom is still restricted to specific initiatives with little connection to the content. In this sense, this study contemplates the development of an educational web game to be used as a support to the teaching and learning process, with the purpose of making the teaching-learning process more attractive and effective. The work was applied in municipal schools of Santa Cruz do Sul / RS, in the discipline of Sciences of the 9th year of Elementary Education. The results of the study show that the students had a greater interest in the activities and suggest that the games should be inserted in the classroom, as we observed that the classes that obtained better results in the post-tests were those that had more contact with the game. In conclusion, the teaching process promoted by this type of initiative, which includes not only the traditional style of teaching, is effective to the student learning, since it increases their interest in content, as well as contributes to their engagement when submitted to activities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2563)
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