Navegação Ciências Humanas por Autor "Torrezzan, Cristina Alba Wildt"
Resultados 1-9 de 9
-
A atuação das interfaces não-convencionais na educação
Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra; Biazus, Maria Cristina Villanova; Costa, Patrícia da Silva Campelo (2011) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina ... -
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
Behar, Patrícia Alejandra; Torrezzan, Cristina Alba Wildt (2014) [Artigo de periódico]Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais ... -
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
Machado, Letícia Sophia Rocha; Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro; Sonego, Anna Helena Silveira; Barvinski, Carla Adriana; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Sampaio, Deyse Cristina Frizzo; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Behar, Patrícia Alejandra; Grande, Tássia Priscila Fagundes (2021) [Artigo de periódico]O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão ... -
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra (2016) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar ... -
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
Simon, Augusto; Behar, Patrícia Alejandra; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Slodkowski, Bruna Kin; Cazella, Silvio Cesar; Schneider, Daisy (2020) [Artigo de periódico]Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição ... -
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
Guizzo, Michele Alda Rosso; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa ... -
Sistema de recomendação educacional para mobile : um foco na experiência do usuário
Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Sparremberger, Adalto Selau; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Behar, Patrícia Alejandra; Félix, José Américo Lacerda; Carli, Marcela Futuro de (2019) [Artigo de periódico]O presente artigo aborda o desenvolvimento de um sistema de recomendação Educacional (SRE) para mobile denominado RecOAComp. A partir da utilização da versão web RecOAComp em disciplinas de pós-graduação, verificou-se o ... -
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
Cezar, Vinicius Lunkes; Araujo, Roberto da Silva; Lanes, Mariele; Guizzo, Michele Alda Rosso; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra; Wives, Leandro Krug (2020) [Artigo de periódico]Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica ... -
Undefined socio-affective scenarios in a virtual learning environment a view from learning analytics
Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Barvinski, Carla Adriana; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artigo de periódico]There is a growing number of virtual courses being offered by Brazilian educational institutions, requiring the development of technological resources and research to assist in the teaching and learning processes in Distance ...