Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
Pedagogical model based on a competency recommendation system : a focus on developing competencies from learning objects
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicaçã ...
Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica. ...
Abstract
This article presents the proposal for a Pedagogical Model, based on the RecOAComp learning object recommender. The aim of the system is to indicate learning objects, based on the skills that the student needs to develop. The methodology was based on the qualitative approach, and presents two case studies, developed in three stages: construction of an initial Pedagogical Model and application, analysis of the results to infer changes in it, and finally, construction and application of a new mod ...
This article presents the proposal for a Pedagogical Model, based on the RecOAComp learning object recommender. The aim of the system is to indicate learning objects, based on the skills that the student needs to develop. The methodology was based on the qualitative approach, and presents two case studies, developed in three stages: construction of an initial Pedagogical Model and application, analysis of the results to infer changes in it, and finally, construction and application of a new model. In this sense, it was possible to propose a Pedagogical Architecture and strategies for the application of an Educational Recommendation System in an undergraduate discipline. The conclusions about the application of the model point to improvements in the teaching and learning process, through the personalization of the environment based on the indication of digital educational materials, according to the profile of the students. In addition, the organization and planning of the discipline contributed to the autonomy of the students, who felt confident about the materials available and resources of the AVA. Finally, the article reflects on the theme and collaborateswith the application of these systems in education, in view of its use as a tool for pedagogical recommendation. ...
Contido em
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 47, (jan./dez. 2022), e64, p. 1-26
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)
Este item está licenciado na Creative Commons License