Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorFranceschini, Francielept_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T04:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189610pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas de colaboração apoiaram as aprendizagens das alunas-professoras do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS). O referencial teórico está fundamentado na perspectiva piagetiana do fazer e compreender, sendo organizado em três eixos: formação de professores no contexto da EAD; construção do conhecimento; e ferramentas tecnológicas de colaboração. De forma articulada com a metodologia do PEAD, ofertamos às alunas-professoras um curso de extensão intitulado “Oficina Tecnológica”, com o objetivo de promover experiências por meio de ferramentas tecnológicas de colaboração para apoio às atividades de ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de métodos ativos, como o do trabalho em grupo. A partir dos espaços virtuais utilizados durante o curso de extensão (Google Classroom, GDocs, GFormulários, Cmaps, Hangouts, Grupos do Facebook e PbWorks), foi possível organizar a produção dos dados e definir duas categorias de análise (i) apropriação tecnológica e (ii) compreensões pedagógicas do uso de ferramentas tecnológicas de colaboração, sendo ambas classificadas em níveis de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mediante a apropriação tecnológica, as alunas-professoras despertaram para novas compreensões pedagógicas do uso das ferramentas tecnológicas, refletindo nos processos de aprendizagem. Ferramentas como Google Docs e Google Apresentações facilitaram a organização de atividades de grupo e contribuíram para trocas mais colaborativas. Ainda que algumas atividades tenham sido executadas de forma individual, elas trouxeram reflexões acerca de como tais ferramentas podem ser aplicadas para promover novas aprendizagens, revelando interesse em práticas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis research’s main goal is to analyze how the technological tools of collaboration supported the students of the Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/ UFRGS) to learn. The theoretical reference is grounded in the Piaget perspective of "learning by doing" and "learning by comprehension", being presented in tree axis: Formation of teachers under the distance learning context; construction of knowledge; and technological tools of collaboration. Aligned with the PEAD methodology, it was offered an extension course called "Oficina Tecnológica" to the students with the objective of promoting experiences through technological tools of collaboration to support activities of teaching-learning, providing the development of active methods such as workgroups. Starting from the virtual spaces used during the course (Google Classroom, GDocs, GForms, Cmaps, Hangouts, Facebook groups and PbWorks), it was possible to organize a data producing and define two analysis categories (i) technological appropriation and (ii) pedagogical comprehension of the technological tool use, both classified in development levels. The result of this research points that the students have awaken to new pedagogical comprehension of the collaboration tools use trough technological appropriation, reflecting in the learning processes. Tools such as Google Docs and Google Slides improve the organization of group activities and the collaboration exchange. Although some activities have been executed individually, they still reflect how such tools could be applied to promote new learnings, showing interest in future works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital Collaboration Technologiesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleO uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090083pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples