Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorHollerweger, Leonéiapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T04:06:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189606pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes.pt
dc.description.abstractThe present work is based on the field of Education and discusses the use of digital technologies as tools for updating and accessing information on financial education on the Internet. This research aimed to analyze how digital technologies can assist in financial education of elderly people. In order to achieve this goal, this work is based on interdisciplinary theoretical reference in which Education is understood as a process that takes lifelong learning and can occur in different contexts. Education focused on financial education, supported by the use of digital technologies, can encourage the construction of critical thinking. Therefore, it can help the elderly to better deal with their financial life and make more conscious decisions regarding the use of money. The methodology addressed qualitative research and useed the focus group as a space for dialogue in order to share experiences, knowledge and data production. The methodology used for the organization and analysis of the data produced was Content Analysis. Through this study, it was possible to realize that digital technologies are potential tools to assist elderly people in organizing budgets, searching information as well as clarification on financial education concepts and tips. In addition, digital technologies used in this research offer resources for planning and making decisions about the use of money with practical applications in daily life of elderly people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial Educationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectElderly Peopleen
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.titleEducação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090079pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples