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dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Larisa da Veiga Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T04:06:28Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189592pt_BR
dc.description.abstractA Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade.pt
dc.description.abstractThe thesis examines the implications for education and for teachers, which stem from the need for refugees to leave their countries of origin and move around the earth in a context of urgency. The thesis asks: what are the possibilities that the classroom offers to be the hospitality space for the newcomers? The Aula thinks beyond what is planned for the refugees to integrate the social norm and become productive. He was particularly interested here, the class planned by them, in which the refugee is the teacher. The research is developed through three movements: Emergency exit; To drift; Cross borders. As a methodological operator and biographical approach strategy he uses the Barthesian notion of biographeme. Writing workshops were held with refugees who were or were in the condition of professors at the Abraço Cultural Language Course in São Paulo. From the writings produced, it is possible to conclude that, in the Classroom, the relations of the refugees with the subjects of the local communities are generated, from the occupation of the position of professor. It is in this position that refugee teachers invent other moves for their displaced lives, face other obstacles and invent new possibilities for hospitality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectWritingen
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectBiographemaen
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectRefugeesen
dc.subjectBiografemapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectClassen
dc.titlePara oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001090081pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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