Um galho na árvore da música negra : movimento Hip Hop e Rap no ensino de história e nas relações étnico-raciais da educação básica
Fecha
2018Tutor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho utilizou o rap, uma das manifestações da cultura Hip Hop, surgida no final do século XX nos EUA, fruto da resistência do povo negro e resultante do processo de urbanização; para refletirmos sobre as relações étnico-raciais na escola. Portanto, a pesquisa pretendeu através do rap, representado aqui como uma manifestação diaspórica, compreender a forma com que os estudantes percebem rupturas e continuidades de resistência do povo negro ao longo da história do Brasil bem como as african ...
O trabalho utilizou o rap, uma das manifestações da cultura Hip Hop, surgida no final do século XX nos EUA, fruto da resistência do povo negro e resultante do processo de urbanização; para refletirmos sobre as relações étnico-raciais na escola. Portanto, a pesquisa pretendeu através do rap, representado aqui como uma manifestação diaspórica, compreender a forma com que os estudantes percebem rupturas e continuidades de resistência do povo negro ao longo da história do Brasil bem como as africanidades e os marcadores da diferença presentes na sociedade brasileira. Os principais objetivos do trabalho são: pensar juntamente com os estudantes, o quanto as relações sociais atuais do Brasil são fruto do processo de escravização do povo negro ao longo da história; desenvolver com os estudantes noções sobre rupturas e permanências nos processos históricos, identificar o racismo cotidiano na escola e na sociedade, buscar no continente africano ligações de identidade negra brasileira e positivar essas identidades, pensar o rap e o Hip Hop como expressões resultantes da diáspora africana, bem como outras características da negritude brasileira conhecer e valorizar com os estudantes o protagonismo do povo negro, educar para o combate do racismo e das práticas discriminatórias em consonância com a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia do trabalho se baseou na análise de atividades realizadas com uma turma de Ensino Médio, ao longo de alguns encontros em sala de aula e a produção resultante desse trabalho foram baobás desenhados pelos próprios estudantes. ...
Abstract
The work used rap, one of the manifestations of Hip Hop culture, which emerged at the end of the 20th century in the USA, as a result of the resistance of the black people and resulting from the process of urbanization; to reflect on ethnic-racial relations in school. Therefore, the research sought through rap, represented here as a diasporic manifestation, to understand the way in which students perceive ruptures and continuities of resistance of the black people throughout the history of Braz ...
The work used rap, one of the manifestations of Hip Hop culture, which emerged at the end of the 20th century in the USA, as a result of the resistance of the black people and resulting from the process of urbanization; to reflect on ethnic-racial relations in school. Therefore, the research sought through rap, represented here as a diasporic manifestation, to understand the way in which students perceive ruptures and continuities of resistance of the black people throughout the history of Brazil as well as the Africanities and markers of difference present in society Brazilian. The main objectives of the work are: to think together with the students, how much the current social relations of Brazil are fruit of the process of enslavement of the black people throughout history; develop with students notions about ruptures and permanence in historical processes, identify daily racism in school and society, search the African continent for links of Brazilian black identity and positivize these identities, think of rap and Hip Hop as expressions resulting from the African diaspora , as well as other characteristics of Brazilian negritude to know and value with students the protagonism of the black people, to educate to combat racism and discriminatory practices in accordance with Law 10.639/03 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture. The methodology of the work was based on the analysis of activities carried out with a high school class, during some meetings in the classroom and the resulting production of this work were baobab designed by the students themselves. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)
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