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dc.contributor.advisorMacedo, José Rivairpt_BR
dc.contributor.authorMontemezzo, Laura Ferraript_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T02:28:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189298pt_BR
dc.description.abstractO trabalho utilizou o rap, uma das manifestações da cultura Hip Hop, surgida no final do século XX nos EUA, fruto da resistência do povo negro e resultante do processo de urbanização; para refletirmos sobre as relações étnico-raciais na escola. Portanto, a pesquisa pretendeu através do rap, representado aqui como uma manifestação diaspórica, compreender a forma com que os estudantes percebem rupturas e continuidades de resistência do povo negro ao longo da história do Brasil bem como as africanidades e os marcadores da diferença presentes na sociedade brasileira. Os principais objetivos do trabalho são: pensar juntamente com os estudantes, o quanto as relações sociais atuais do Brasil são fruto do processo de escravização do povo negro ao longo da história; desenvolver com os estudantes noções sobre rupturas e permanências nos processos históricos, identificar o racismo cotidiano na escola e na sociedade, buscar no continente africano ligações de identidade negra brasileira e positivar essas identidades, pensar o rap e o Hip Hop como expressões resultantes da diáspora africana, bem como outras características da negritude brasileira conhecer e valorizar com os estudantes o protagonismo do povo negro, educar para o combate do racismo e das práticas discriminatórias em consonância com a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia do trabalho se baseou na análise de atividades realizadas com uma turma de Ensino Médio, ao longo de alguns encontros em sala de aula e a produção resultante desse trabalho foram baobás desenhados pelos próprios estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe work used rap, one of the manifestations of Hip Hop culture, which emerged at the end of the 20th century in the USA, as a result of the resistance of the black people and resulting from the process of urbanization; to reflect on ethnic-racial relations in school. Therefore, the research sought through rap, represented here as a diasporic manifestation, to understand the way in which students perceive ruptures and continuities of resistance of the black people throughout the history of Brazil as well as the Africanities and markers of difference present in society Brazilian. The main objectives of the work are: to think together with the students, how much the current social relations of Brazil are fruit of the process of enslavement of the black people throughout history; develop with students notions about ruptures and permanence in historical processes, identify daily racism in school and society, search the African continent for links of Brazilian black identity and positivize these identities, think of rap and Hip Hop as expressions resulting from the African diaspora , as well as other characteristics of Brazilian negritude to know and value with students the protagonism of the black people, to educate to combat racism and discriminatory practices in accordance with Law 10.639/03 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture. The methodology of the work was based on the analysis of activities carried out with a high school class, during some meetings in the classroom and the resulting production of this work were baobab designed by the students themselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectKnowledge and practices in school spaceen
dc.subjectCitizenship and social identityen
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectTeaching of ethnic-racial relationsen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDiasporaen
dc.subjectRapen
dc.subjectIdentidade social e racialpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleUm galho na árvore da música negra : movimento Hip Hop e Rap no ensino de história e nas relações étnico-raciais da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001085544pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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