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dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorUssene, Sónia Francisca Mussapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:33:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188461pt_BR
dc.description.abstractNesta tese acerca da representação sobre a educação escolar da rapariga rural, em Mafambisse – Moçambique, apresento para discussão o seguinte problema de pesquisa: que representações sobre a educação escolar da rapariga rural, em Mafambisse, estão presentes nas falas das ̸ os participantes da pesquisa? Objetivo analisar as representações sobre a educação escolar da rapariga rural, em Mafambisse; mais especificamente 1) verificar nos documentos normativos as políticas educacionais existentes no país direcionadas à educação escolar da rapariga, 2) descrever alguns aspectos que envolvem questões de gênero no espaço escolar, com enfoque para a rapariga rural, em Mafambisse e 3) discutir representações sobre a educação escolar da rapariga rural, em Mafambisse, a partir das falas das ̸ os participantes das entrevistas. O estudo justifica-se pela oportunização de direitos iguais à educação escolar de meninos e meninas, com enfoque para a rapariga. Os fundamentos da tese encontram-se alicerçados nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero, inspirando-se nas contribuições de Hall (1997; 2016), Wortmann (2012), Costa, Silveira e Sommer (2003), Louro (2014), Duarte (2005), Osório e Macuácua (2013), Golias (1993) e Castiano e Ngoenha (2013). O estudo empírico de tipo qualitativo, realizado em Moçambique, foi a base para a produção de dados, realizada por meio de observação do espaço escolar e desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com seis alunas, seis raparigas que se encontram fora da escola e seis mães/pais e encarregadas/os de educação, totalizando 18 participantes. Após a análise dos dados, foi possível sistematizar representações para cada grupo entrevistado. No entanto, agrupando as recorrências nos três grupos, os resultados sugerem representações que remetem para aspectos como a igualdade de direitos na educação, fonte de emprego, benefícios da escolarização, questões financeiras e sociais, frequência à escola, solidariedade e respeito. Essas representações favorecem a educação escolar da rapariga rural e podem estar relacionadas com a centralidade das questões de gênero, no país. Apontei algumas possibilidades de intervenção para a abordagem de assuntos de gênero em situação de ensino e aprendizagem, assim como questões em relação aos centros de formação de professoras/professores.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis about the representation of rural young girl’s school education, in Mafambisse - Mozambique, I bring to discussion the following research problem: which representations of the rural young girl’s school education are present in the speech of the research participants? My objective is to analyze the representations about the rural young girl’s school education in Mafambisse, more precisely 1) verify in the normative documents the educational policies existing in the country related to young girl’s school education, 2) to describe some aspects that involve genre questions in the schooling space, focusing in the rural young girl’s school education in Mafambisse, and 3) discuss the representations of the rural young girl’s school education, in Mafambisse, based on the speech of the research participants. The study is justified by the opportunity of equal rights to school education for girls and boys, focusing on the girl’s education. Its foundations are based on the Cultural Studies in Education and Genre Studies, inspired by the contributions of Hall (1997; 2016), Wortmann (2012), Costa, Silveira and Sommer (2003), Louro (2014), Duarte (2005), Osório and Macuácua (2013), Golias (1993) and Castiano and Ngoenha (2013). The empirical study of quantitative type, made in Mozambique, was the data production’s base, made by observing the school’s space and the development of semi-structured interviews with six students, six girls that meet each other outside of school and six parents in charge of educating, suming eighteen participants. After the data analysis, it was possible to summarize the representations for each group that was interviewed. However, grouping the recurrences in the three groups, the results suggest that the representations are related to aspects such as equal rights in education, source of employment, schooling benefits, financial and social questions, school attendance, solidarity and respect. These representations are important to rural young girl’s school education and can be related to the main questions of genre in the country. I pointed out some intervention possibilities to approach gender questions in teaching and learning situations, such as questions related to the training centers for teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCultural Studies and Educationen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMozambiqueen
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectGenderen
dc.title“Basta de ficar só em casa!” representações sobre a educação escolar da rapariga rural em Mafambisse - Moçambiquept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001086979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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