Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte da proposição de que a formação docente deve aliar teoria e prática, bem como considerar o momento histórico e as consequentes práticas artísticas, de forma a permitir aos estudantes a vivência de experiências estéticas significativas para seu futuro profissional. Compreendend ...
Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte da proposição de que a formação docente deve aliar teoria e prática, bem como considerar o momento histórico e as consequentes práticas artísticas, de forma a permitir aos estudantes a vivência de experiências estéticas significativas para seu futuro profissional. Compreendendo o atual momento de predomínio tecnológico, inclusive na arte contemporânea, as relações estéticas entre humanos e máquinas serão discutidas tendo por base principal o pensamento de Gilbert Simondón, buscando uma articulação entre sua teoria e o campo tecno/estético. Para essa pesquisa optou-se pela pesquisa-ação, através de um projeto de extensão, que reuniu alunos de do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão em torno da criação colaborativa de um objeto tecno/estético, de forma a propiciar aos integrantes do projeto um compartilhamento de conhecimento e vivências. Essa ação intervencionista, aliada aos dados coletados durante entrevistas com grupos de artistas e a pesquisas anteriores realizadas por Roberts e Godin forneceram a base para uma sistematização do processo criativo colaborativo em ambientes educacionais, que esperamos contribuir para a formação de uma cultura da colaboração nos cursos de formação docente e que haja repercussões dela de forma efetiva nos demais níveis de ensino. ...
Abstract
This work intends to investigate the collaborative process of aesthetic creation using digital technologies in the academic environment. Such environment is part of our proposition that teacher education must involve theory and practice, as well as consider the historical moment and the consequent artistic practices, in order to allow students to experience aesthetic processes that are significant for their professional future. The aesthetic relations between humans and machines will be discuss ...
This work intends to investigate the collaborative process of aesthetic creation using digital technologies in the academic environment. Such environment is part of our proposition that teacher education must involve theory and practice, as well as consider the historical moment and the consequent artistic practices, in order to allow students to experience aesthetic processes that are significant for their professional future. The aesthetic relations between humans and machines will be discussed using Gilbert Simondon's thought as the main basis, trying to establish a link between his theory and the techno/aesthetic field. Technology in society mainly in Contemporary art was our basis. For this research, an action project was developed as an extension project that brought together students from the Visual Arts Degree Program of the Federal Institute of Maranhão aiming at a collaborative creation of a techno / aesthetic object. This was done as a means to make it possible to the members of the project a sharing of knowledge and experiences. This interventionist action, coupled with data collected during interviews with groups of artists and previous researches by Roberts and Godin, provided the basis for a systematization of the collaborative creative process in educational environments in art. We expect that this will contribute to the setting up of a culture of collaboration in the courses of teacher education and in other levels of education, as well. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License