Uso do livro interativo multimídia na aprendizagem de matemática em uma escola primária : impacto no desempenho dos alunos da 7ª classe
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2018Author
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Academic level
Doctorate
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente tese aborda dois experimentos que foram desenvolvidos em uma escola primária de Moçambique questionando como o uso dos livros interativos Multimídia melhora o desempenho escolar dos alunos na aprendizagem de matemática da 7ª série. O estudo tinha o objetivo de comparar o desempenho dos alunos que usam o Livro Interativo Multimídia (LIM) com os alunos que não usam na aprendizagem da matemática da 7ª série, e guiou-se em duas hipóteses. A hipótese nula foi O uso do livro interativo Mul ...
A presente tese aborda dois experimentos que foram desenvolvidos em uma escola primária de Moçambique questionando como o uso dos livros interativos Multimídia melhora o desempenho escolar dos alunos na aprendizagem de matemática da 7ª série. O estudo tinha o objetivo de comparar o desempenho dos alunos que usam o Livro Interativo Multimídia (LIM) com os alunos que não usam na aprendizagem da matemática da 7ª série, e guiou-se em duas hipóteses. A hipótese nula foi O uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática não melhora o desempenho dos alunos e a hipótese alternativa o uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática melhora o desempenho dos alunos. O objeto de aprendizagem foi desenvolvido a partir da ferramenta web gratuita Edilim e participaram no estudo 44 alunos com idades compreendidas entre 11 e 17 anos. O primeiro experimento teve 20 horas de estudo enquanto o segundo experimento teve 60 horas de estudo totalizando 80 horas de estudo. Dado o fato de que a aprendizagem depende de muitos fatores recorreu-se ao método clínico - provas operatórias de conservação de número, líquido e comprimento para aferir o estádio de desenvolvimento cognitivo dos participantes. Para comparar o desempenho dos alunos recorreu-se a uma pesquisa experimental aplicando-se o plano com grupo de controle, mas onde se utiliza apenas o pós-teste. Para validar as hipóteses recorreu-se ao desvio padrão e ao teste t de student que se aponta como sendo o mais adequado para amostras pequenas. Apesar dos alunos terem gostado da experiência obtida, verifica-se a partir dos resultados de ambos os experimentos que o uso do livro interativo multimídia não melhora o desempenho dos alunos na aprendizagem de matemática, e que o papel do professor desempenha um papel muito importante para o bom desempenho do aluno. Contudo, verifica-se que os livros interativos multimídia podem ser utilizados como um recurso pedagógico complementar no processo de ensino e aprendizagem de matemática uma vez que os alunos gostaram de usar esta ferramenta. ...
Abstract
The present thesis deals with two experiments that were developed in a primary school in Mozambique questioning how the use of interactive multimedia books improves students' school performance in 7th grade mathematics learning? The study aimed to compare the performance of students using the Multimedia Interactive Book (LIM) with non-students in 7th grade mathematics learning, and was guided in two hypotheses. The null hypothesis was The use of the interactive multimedia book in mathematics le ...
The present thesis deals with two experiments that were developed in a primary school in Mozambique questioning how the use of interactive multimedia books improves students' school performance in 7th grade mathematics learning? The study aimed to compare the performance of students using the Multimedia Interactive Book (LIM) with non-students in 7th grade mathematics learning, and was guided in two hypotheses. The null hypothesis was The use of the interactive multimedia book in mathematics learning does not improve students' performance and the alternative hypothesis the use of the interactive multimedia book in mathematics learning improves student performance. The learning object was developed from the free web tool Edilim and 44 students aged between 11 and 17 participated in the study. The first experiment had 20 hours of study while the second experiment had 60 hours of study totalling 80 hours of study. Given the fact that learning depends on many factors we resorted to the clinical method - operative evidence of number, fluid, and length to gauge the stage of cognitive development of participants. To compare student performance, an experimental study was applied using the control group plan, but only the post-test was used. To validate the hypotheses we used the standard deviation and the student t test, which is considered to be the most suitable for small samples. Although students have enjoyed the experience gained, it emerges from the results of both experiments that the use of the interactive multimedia book does not improve students' performance in mathematics learning, and that the role of the teacher plays a very important role for the good performance of the student. However, it is clear that interactive multimedia books can be used as a complementary pedagogical resource in the teaching and learning process of mathematics since students liked to use this tool. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Collections
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Humanities (7479)Education (2504)
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