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Análise das contribuições dos cursos do PRONATEC para seus egressos : estudo de caso a partir da unidade escola de educação profissional SENAI Visconde de Mauá – RS (2012 - 2016)
dc.contributor.advisor | Paludo, Conceição | pt_BR |
dc.contributor.author | Andreolla, Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T02:41:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184616 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre os egressos da Unidade Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá investigando e as contribuições oportunizadas para esses estudantes nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), um programa desenvolvido para instrumentalizar os cidadãos para o acesso à Educação Profissional e ao emprego. O objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar o contexto social, histórico e político que viabilizou a construção do programa PRONATEC e investigar as contribuições dos Cursos Técnicos do PRONATEC realizados na Unidade SENAI supracitada, identificando o perfil identitário dos estudantes e as possibilidades que a realização dessa modalidade de ensino abriu para sua qualificação profissional e inserção social. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e nos resultados centrais destaca-se que: a) o acesso e a permanência dos estudantes estiveram ligados às condições de produção da vida; b) o PRONATEC ampliou as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação e qualificação profissional; c) esta política viabilizou o acesso à formação técnica para pessoas que não teriam condições de realizar um curso por conta própria; d) essa titulação tornou-se um diferencial em seus currículos contribuindo para sua inserção mais qualificada no mundo do trabalho. No entanto, corroborando com o Estado da Questão realizado, pode-se dizer que, embora o PRONATEC tenha contribuído com os estudantes, essa contribuição foi ao indivíduo e não está inserida em uma proposição que resgate o trabalho, no sentido da politecnia, como princípio educativo; e) identificamos avanços na formação crítica dos educandos e trabalhadores, mas não o suficiente para afirmarmos que houve a superação das condições de alienação e dominação; f) nossa preocupação recai sobre a descontinuidade do programa, tendo em vista que não há nenhuma proposta emergente para suprir o vácuo deixado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates the former students from Professional Education School SENAI Visconde de Mauá and the contributions offered to them in technical courses of Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), a program developed to prepare Brazilian citizens to access professional education and the job market. The general purpose of this study is to understand and analyze the political, historical and social context that made possible the development of PRONATEC program, and the contribution of PRONATEC courses at SENAI Visconde de Mauá, identifying the profile of the students and the possibilities created for social insertion and professional qualification. This research is a case study and the main results we found are: a) the access and permanence of the students in the courses are related to their social conditions; b) PRONATEC program increased the educational opportunities of the working class through the improvement of professional formation and qualification; c) that policy enabled people, that cannot afford to study, to access technical formation; d) technical formation is an advantage in the professional background of those students, helping them to access the job market. Although, supporting the State of the Question, it is possible to declare that PRONATEC program contributed to the life of those students, but that contribution was personal and it is not part of a more comprehensive proposition that revive the labor as educational principle; e) there were advancements in the critical formation of students and workers, but not enough to overcome the condition of alienation and domination; f) we are concerned about the end of PRONATEC and the absence of any program to fill the gap left. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | PRONATEC | en |
dc.subject | Trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego | pt_BR |
dc.subject | Access and Social Insertion | en |
dc.subject | Aluno egresso | pt_BR |
dc.subject | Labor | en |
dc.subject | Inserção social | pt_BR |
dc.title | Análise das contribuições dos cursos do PRONATEC para seus egressos : estudo de caso a partir da unidade escola de educação profissional SENAI Visconde de Mauá – RS (2012 - 2016) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001080026 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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