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dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Aline Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:40:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184542pt_BR
dc.description.abstractInscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta em conceitos bakhtinianos e em uma metodologia dialógica de produção de dados e de análise interpretativa de enunciados. O campo empírico diz respeito a um curso de formação continuada de docentes em serviço, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual a pesquisadora participou como cursista em uma das turmas de formação. A pesquisa foi realizada num município da região metropolitana de Porto Alegre/RS entre os anos de 2013 e 2015. A tese ganha materialidade através de enunciados-relatos referentes ao curso, produzidos tanto por sujeitos em formação, quanto por formadores. Tais enunciados-relatos foram analisados em contraposição, seja a documentos oficiais norteadores da formação continuada no contexto brasileiro, seja a artigos de pesquisadores e concepções de formação continuada. Esse arcabouço discursivo mostra como os planos programáticos ideológicos se projetam sobre uma ideologia do cotidiano atravessada pela arquitetônica dialógica eu-para-mim, eu-para-outro, outro-para-mim.pt
dc.description.abstractRegistered in the Postgraduate Program in Education, of the College of Education, of the Federal University of Rio Grande do Sul, in the Laboratory of Studies in Language, Interaction and Cognition / Creation - LELIC - this thesis is based on Bakhtinian concepts and in a dialogic methodology for data production and interpretative analysis of statements. The empirical field is related to a continuing training course for teachers in service, in the context of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), of which the researcher participated as a cursist in one of the training groups. The research was carried out in a municipality of the metropolitan region of Porto Alegre/RS between the years of 2013 and 2015. The thesis gains materiality through statements related to the course, produced both by subjects in training and by tutors. These statements were analyzed in contrast, either be with official documents about continuing education in the Brazilian context, or with articles by researchers and conceptions of continuing education. This discursive framework shows how the programmatic ideological plans project about an ideology of everyday life crossed by the dialogical architectural I-for-me, i-for-another, another-for-me.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectIdeology of everyday lifeen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDialogical architectureen
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectPNAICen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTeacher training in serviceen
dc.titleModos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001080023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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