Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorPecoits, Sariane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-01-28T04:14:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18388pt_BR
dc.description.abstractQue relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.pt_BR
dc.description.abstractWhat relations define between teachers diaries writing, the school work group and the teaching production of all involved in this process? This was the question which I sought to answer in this search. This is a review about teachers register and graduation, which sought in the concepts of the process documentations (Cecília Almeida Salles), self writing, (Michel Foucault), teaching (Marcos Villela Pereira), sign and language (Charles Sanders Peirce) the necessary meaning to establish relations between writing and self graduation. From a methodological point of view, I sought references on ethnography to understand how two different teachers and the pedagogical team of the institution related writing and self graduation. I include my self too, in certain way, in the autobiography, because this is a study which relates a lot about my relation with the diaries writing and how I see the interference of this act in my own teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectTeaching educationen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDiariesen
dc.subjectSelf educationen
dc.titleQuerido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000729564pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples