Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino de frações durante o ensino básico. A escolha do tema frações foi impulsionada pelas diversas experiências com alunos que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionária, ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números. Foi realizada u ...
A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino de frações durante o ensino básico. A escolha do tema frações foi impulsionada pelas diversas experiências com alunos que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionária, ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números. Foi realizada uma prática de 20 horas com estudantes da 5ª série de uma Escola pública de Porto Alegre, onde os alunos puderam construir uma reprodução do material FRAC-SOMA 235, e após, utilizá-lo em seus estudos. Juntamente à prática do projeto, professoras das séries iniciais foram convidadas a participarem de um curso de formação, onde este, e outros materiais foram apresentados, no intuito de que utilizem materiais concretos em suas aulas, como auxiliares na aprendizagem do estudante. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License