Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Maria Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18217pt_BR
dc.description.abstractA utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino de frações durante o ensino básico. A escolha do tema frações foi impulsionada pelas diversas experiências com alunos que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionária, ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números. Foi realizada uma prática de 20 horas com estudantes da 5ª série de uma Escola pública de Porto Alegre, onde os alunos puderam construir uma reprodução do material FRAC-SOMA 235, e após, utilizá-lo em seus estudos. Juntamente à prática do projeto, professoras das séries iniciais foram convidadas a participarem de um curso de formação, onde este, e outros materiais foram apresentados, no intuito de que utilizem materiais concretos em suas aulas, como auxiliares na aprendizagem do estudante.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professores : Ensino da matemática : Licenciatura da matemática : Pesquisapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.titleConstruindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples