Vivências na educação escolar e não escolar : práticas inspiradas no diálogo
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFRGS (2018/1). O Objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre duas experiências vivenciadas em ambiente escolar, fruto do estágio obrigatório do curso, e outra em ambiente não escolar, fruto de um trabalho realizado como bolsista da Universidade, no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, da UFRGS (PPSC/UFRGS), no qual acompanhei adolescentes que cumpriam medida de p ...
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFRGS (2018/1). O Objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre duas experiências vivenciadas em ambiente escolar, fruto do estágio obrigatório do curso, e outra em ambiente não escolar, fruto de um trabalho realizado como bolsista da Universidade, no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, da UFRGS (PPSC/UFRGS), no qual acompanhei adolescentes que cumpriam medida de prestação de serviço à comunidade. Para a reflexão teórica, descrevo sobre a importância do diálogo, apoiado em Paulo Freire, principalmente em seu livro Pedagogia do Oprimido.Defendo que, para acontecer o diálogo, é preciso que o educador escute o educando e o coloque no centro do processo, gerando uma relação horizontal, em que educador e educando consigam juntos construir um conhecimento. Negar o diálogo é negar a humanidade do sujeito, porque, segundo Freire, o diálogo é algo inerente à condição humana. Finalizo afirmando que, para reconhecer a importância do diálogo, é necessária uma profunda fé nos homens. Após análise, considero o diálogo como algo essencial na educação, assim como o amor ao ser humano. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License