Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.authorSantana, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:33:17Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181870pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFRGS (2018/1). O Objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre duas experiências vivenciadas em ambiente escolar, fruto do estágio obrigatório do curso, e outra em ambiente não escolar, fruto de um trabalho realizado como bolsista da Universidade, no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, da UFRGS (PPSC/UFRGS), no qual acompanhei adolescentes que cumpriam medida de prestação de serviço à comunidade. Para a reflexão teórica, descrevo sobre a importância do diálogo, apoiado em Paulo Freire, principalmente em seu livro Pedagogia do Oprimido.Defendo que, para acontecer o diálogo, é preciso que o educador escute o educando e o coloque no centro do processo, gerando uma relação horizontal, em que educador e educando consigam juntos construir um conhecimento. Negar o diálogo é negar a humanidade do sujeito, porque, segundo Freire, o diálogo é algo inerente à condição humana. Finalizo afirmando que, para reconhecer a importância do diálogo, é necessária uma profunda fé nos homens. Após análise, considero o diálogo como algo essencial na educação, assim como o amor ao ser humano.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.titleVivências na educação escolar e não escolar : práticas inspiradas no diálogopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075696pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples