Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: d ...
Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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