Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.contributor.authorSoares, Bianca Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:33:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181846pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleMateriais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples