Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorPeralta, Caroline Portalpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:32:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181837pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, a partir do campo de estudos da Pedagogia da Infância, buscou compreender de que modo algumas Escolas de Educação Infantil foram organizadas espacial e materialmente para educar as crianças. O problema de pesquisa configurou-se a partir da seguinte questão: De que modo são organizados os espaços e os materiais nas salas de aula de Educação Infantil de crianças de zero a cinco anos de idade? A partir do problema de pesquisa, o objetivo da investigação foi analisar os modos como as escolas investigadas organizam os espaços internos e externos, assim como os materiais que compõem tais ambientes. Tal objetivo justificou-se no fato de que a ação pedagógica faz-se no espaço, ou seja, que é preciso investir no planejamento e uso dos mesmos. Metodologicamente, realizou-se um estudo de inspiração fotoetnográfica, a partir do qual foram produzidas e analisadas imagens dos espaços de três escolas Educação Infantil, assim como os objetos, mobílias e materiais que constituíam os ambientes das mesmas. A partir das análises, foi possível inferir que os espaços das Escolas de Educação Infantil nem sempre acolhem e despertam o interesse e curiosidade das crianças, já que são pensados somente do ponto de vista docente. Além disso, também foi possível observar que a oferta de espaços externos amplos contribui com o planejamento de propostas desencadeadoras de investigações, descobertas e aprendizagens potentes. Portanto, é necessário o olhar sensível da professora para que o espaço torne-se efetivamente um segundo educador na escola.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleEspacialidades e materialidades na educação infantil : um estudo fotoetnográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075844pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples