Espacialidades e materialidades na educação infantil : um estudo fotoetnográfico
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Peralta, Caroline Portal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T02:32:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181837 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, a partir do campo de estudos da Pedagogia da Infância, buscou compreender de que modo algumas Escolas de Educação Infantil foram organizadas espacial e materialmente para educar as crianças. O problema de pesquisa configurou-se a partir da seguinte questão: De que modo são organizados os espaços e os materiais nas salas de aula de Educação Infantil de crianças de zero a cinco anos de idade? A partir do problema de pesquisa, o objetivo da investigação foi analisar os modos como as escolas investigadas organizam os espaços internos e externos, assim como os materiais que compõem tais ambientes. Tal objetivo justificou-se no fato de que a ação pedagógica faz-se no espaço, ou seja, que é preciso investir no planejamento e uso dos mesmos. Metodologicamente, realizou-se um estudo de inspiração fotoetnográfica, a partir do qual foram produzidas e analisadas imagens dos espaços de três escolas Educação Infantil, assim como os objetos, mobílias e materiais que constituíam os ambientes das mesmas. A partir das análises, foi possível inferir que os espaços das Escolas de Educação Infantil nem sempre acolhem e despertam o interesse e curiosidade das crianças, já que são pensados somente do ponto de vista docente. Além disso, também foi possível observar que a oferta de espaços externos amplos contribui com o planejamento de propostas desencadeadoras de investigações, descobertas e aprendizagens potentes. Portanto, é necessário o olhar sensível da professora para que o espaço torne-se efetivamente um segundo educador na escola. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.title | Espacialidades e materialidades na educação infantil : um estudo fotoetnográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075844 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License