Espacialidades e materialidades na educação infantil : um estudo fotoetnográfico
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, a partir do campo de estudos da Pedagogia da Infância, buscou compreender de que modo algumas Escolas de Educação Infantil foram organizadas espacial e materialmente para educar as crianças. O problema de pesquisa configurou-se a partir da seguinte questão: De que modo são organizados os espaços e os materiais nas salas de aula de Educação Infantil de crianças de zero a cinco anos de idade? A partir do problema de pesquisa, o objetivo da i ...
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, a partir do campo de estudos da Pedagogia da Infância, buscou compreender de que modo algumas Escolas de Educação Infantil foram organizadas espacial e materialmente para educar as crianças. O problema de pesquisa configurou-se a partir da seguinte questão: De que modo são organizados os espaços e os materiais nas salas de aula de Educação Infantil de crianças de zero a cinco anos de idade? A partir do problema de pesquisa, o objetivo da investigação foi analisar os modos como as escolas investigadas organizam os espaços internos e externos, assim como os materiais que compõem tais ambientes. Tal objetivo justificou-se no fato de que a ação pedagógica faz-se no espaço, ou seja, que é preciso investir no planejamento e uso dos mesmos. Metodologicamente, realizou-se um estudo de inspiração fotoetnográfica, a partir do qual foram produzidas e analisadas imagens dos espaços de três escolas Educação Infantil, assim como os objetos, mobílias e materiais que constituíam os ambientes das mesmas. A partir das análises, foi possível inferir que os espaços das Escolas de Educação Infantil nem sempre acolhem e despertam o interesse e curiosidade das crianças, já que são pensados somente do ponto de vista docente. Além disso, também foi possível observar que a oferta de espaços externos amplos contribui com o planejamento de propostas desencadeadoras de investigações, descobertas e aprendizagens potentes. Portanto, é necessário o olhar sensível da professora para que o espaço torne-se efetivamente um segundo educador na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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