Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em m ...
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License