Show simple item record

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorAraújo, Rayssa Kalind Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181382pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleOs bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de crechept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record