Avaliação na educação infantil : uma análise dos critérios e propostas de documentação utilizados pelas professoras para a escrita de pareceres descritivos
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de discutir os critérios e as estratégias avaliativas utilizadas pelas professoras na Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seis professoras de creche e de pré-escola. As perguntas realizadas às professoras foram divididas em três blocos a respeito dos desafios da avaliação, critérios avaliativos e as estratégias de registro utilizadas pelas docentes na prática cotidiana. A discussão empreendida por meio do ponto ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de discutir os critérios e as estratégias avaliativas utilizadas pelas professoras na Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seis professoras de creche e de pré-escola. As perguntas realizadas às professoras foram divididas em três blocos a respeito dos desafios da avaliação, critérios avaliativos e as estratégias de registro utilizadas pelas docentes na prática cotidiana. A discussão empreendida por meio do ponto de vista teórico destaca que a avaliação não pode conter julgamentos e, sim, uma proposta de documentação em benefício da prática pedagógica e da avaliação do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança. Isso porque se parte do pressuposto de que as crianças não aprendem sozinhas, mas, sim, por meio de atividades relacionais. Por meio das análises das entrevistas, foi possível inferir que as professoras participantes da pesquisa desenvolvem uma prática avaliativa que se aproxima dos pressupostos de uma avaliação mediadora, já que em suas atividades de avaliação, elas utilizam como critérios as relações que as crianças estabelecem entre si mesmas, com os adultos e com os objetos de conhecimentoem seus processos de pesquisa, investigação e construção de conhecimentos. Para tanto, utilizam como estratégias de registros avaliativos a fotografia, a filmagem e os registros escritos das narrativas das crianças durante o dia a dia escolar. Tais registros possibilitam a elaboração da documentação por meio dos portfólios, assim como a escrita de pareceres descritivos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License