Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorCirne, Ana Márcia Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181369pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de discutir os critérios e as estratégias avaliativas utilizadas pelas professoras na Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seis professoras de creche e de pré-escola. As perguntas realizadas às professoras foram divididas em três blocos a respeito dos desafios da avaliação, critérios avaliativos e as estratégias de registro utilizadas pelas docentes na prática cotidiana. A discussão empreendida por meio do ponto de vista teórico destaca que a avaliação não pode conter julgamentos e, sim, uma proposta de documentação em benefício da prática pedagógica e da avaliação do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança. Isso porque se parte do pressuposto de que as crianças não aprendem sozinhas, mas, sim, por meio de atividades relacionais. Por meio das análises das entrevistas, foi possível inferir que as professoras participantes da pesquisa desenvolvem uma prática avaliativa que se aproxima dos pressupostos de uma avaliação mediadora, já que em suas atividades de avaliação, elas utilizam como critérios as relações que as crianças estabelecem entre si mesmas, com os adultos e com os objetos de conhecimentoem seus processos de pesquisa, investigação e construção de conhecimentos. Para tanto, utilizam como estratégias de registros avaliativos a fotografia, a filmagem e os registros escritos das narrativas das crianças durante o dia a dia escolar. Tais registros possibilitam a elaboração da documentação por meio dos portfólios, assim como a escrita de pareceres descritivos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCritériospt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil : uma análise dos critérios e propostas de documentação utilizados pelas professoras para a escrita de pareceres descritivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075165pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples