Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorGarcia, Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2009-11-24T04:14:25Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17716pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo discutir as possibilidades das relações contratuais entre professores e alunos da periferia urbana, a partir do diálogo entre as experiências da autora e de uma investigação de caráter etnográfico realizada em uma escola municipal de Porto Alegre, a escola Restinga. A temática deste trabalho se direciona para o contrato pedagógico, entendido como pacto entre professores e alunos visando à "mobilização para o saber", conceito do pesquisador Bernard Charlot (2000). Através de diferentes dimensões do convívio institucional em sala de aula e na escola, funda-se o estabelecimento de regras, expectativas, permissões e sanções que envolvem não só as normas disciplinares, como também, as práticas pedagógicas. A relação com o saber dos alunos foi considerada abordando alguns aspectos de sua experiência extra-escolar, como a vida no bairro e sua opinião sobre a escola. Na análise das interações em sala de aula e de documentos da escola, foi identificado que as práticas que envolvem a negociação sem a deserção da autoridade do professor, que mantém a racionalidade na construção das regras, a reciprocidade nas sanções e a significação sobre os saberes, mostram-se mais facilitadoras do contrato pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to discurs the possibilities on the contractual relations among teachers and students from the suburbs, coming from the dialog between the experiences of the author and an investigation of the ethnographic characteristic made in a municipal school in Porto Alegre, the Restinga school. The theme of this work is directed to the pedagogical contract understood as a pact among teachers and students, viewing the "mobilization to knowledge", concept of the researcher Bernard Charlot. Through the different dimensions of the institucional experience in class and at school, the establishment of the rules is founded expectations, permissions and sanctions that envolve not only the disciplinary norms, but also the pedagogical practices. The relation with the knowledge of the students was considered approaching some aspects of their experience extra scholar, such as the life in the neighborhood and their opinion about school. In the analisis of the interaction in class and school documents, it was identified that the practices that envolve the negotiation without the desertion of the authority of the teacher, that mantains the racionality in the construction of the rules, the reciprocity in the sanctions and signification about the knowledges, seem to be more facilitators of the pedagogical contract.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical contracten
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectRelation with knowledgeen
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectContrato socialpt_BR
dc.titleAs possibilidades do contrato pedagógico em sala de aula : estudo em uma escola da periferia de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000723729pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples