Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Machado, Carmen Lúcia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Sonia Regina Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-10-14T04:17:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/17448 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho origina-se da interrogação que nasce no interior da sala de aula da disciplina de Prática Educativa em Medicina (PEM) com o questionamento feito pelos alunos a cada novo semestre: "Formação Pedagógica Para quê? Não Somos Professores. Não Educamos Ninguém!" E ainda, das concepções e das práticas dos alunos durante as aulas. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa e tem o auxilio da quantitativa para o exame das contradições presentes no processo histórico da formação em saúde. Tem como objetivo identificar, conhecer, descrever e interpretar as concepções de Educação e de Trabalho Docente dos Pós- Graduandos da Faculdade de Medicina da UFRGS no período de 2000 a 2007. Dessas inquietações emergem estratégias para obter respostas: observações e registro das aulas presenciais ou virtuais e participações em eventos científicos da área. Essa metodologia auxilia a tecer a origem das concepções de educação e trabalho e a identificar os empecilhos e resistências às mudanças. As influências na formação em saúde nascem das práticas educativas tecnicistas, fragmentárias e desconectadas da realidade social brasileira, como dissociação entre teoria e prática, tais como: falar e participar na/da aula; criar conhecimentos novos (ênfase na transmissão do conhecimento do professor); reconhecer o seu "não saber"; valorizar o conhecimento da educação frente ao da saúde; e, não ver a educação na saúde. A formação na disciplina PEM promove a descoberta de possibilidades de escuta, de autonomia, de diálogo e de construção de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo conduce a la pregunta que surge dentro del aula de la disciplina de la práctica educativa en Medicina (PEM) con el interrogatorio realizado por los estudiantes de cada nuevo semestre: "Capacitación Pedagógica ¿Por qué? No somos maestros. No Educamos Nadie", y, sin embargo, los conceptos y prácticas de los estudiantes durante la clase. La investigación es un estudio de caso de carácter cualitativo y tiene la ayuda del examen cuantitativo de las contradicciones en el proceso histórico de formación en materia de salud. Tiene como objetivo identificar, conocer, describir e interpretar las ideas de la formación del profesorado y de trabajo de Graduandos de la Escuela de Postgrado de Medicina, UFRGS el período comprendido entre 2000 y 2007. Estas preocupaciones surgen las estrategias de respuestas: las observaciones y registrar la presencia o clases virtuales; intereses en eventos científicos de la zona. Esta metodología contribuye a que el origen de los conceptos de la educación y el trabajo e identificar los obstáculos y la resistencia al cambio. Las influencias sobre la formación en salud nace de las prácticas educativas tecnicistas, fragmentario y desconectado de la realidad social brasileña, como la disociación entre la teoría y la práctica, tales como: hablar y participar en / de la lección, crear nuevo conocimiento (énfasis en la transmisión de los conocimientos del profesor) ; Reconocer su "no saber"; mejorar el conocimiento de la educación para la salud frente y no ver la educación sobre la salud. En la formación en la disciplina PEM descubrir las posibilidades de escucha, de autonomía, el diálogo y la construcción de conocimientos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación y salud | es |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Atividades docentes | pt_BR |
dc.subject | Trabajo docente | es |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Universidad | es |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Estudios de postgrado | es |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. | pt_BR |
dc.title | Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000717698 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (7699)Educação (2579)