Scripts de gênero e as brincadeiras na educação infantil
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Manoela de Calazans | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174370 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a brincadeira de faz-de-conta na educação infantil, problematizando as relações de gênero presentes nesta etapa escolar. Para tal, utilizo o conceito de scripts de gênero (FELIPE, 2016, 2017) para observar e analisar como e de que modo esses roteiros, social e culturalmente estabelecidos, que intencionam construir determinadas masculinidades e feminilidades desde a infância, aparecem durante os momentos de brincadeira. Dessa forma, pretende-se assim oferecer subsídios para professoras de educação infantil realizarem uma prática pedagógica que respeite e contribua para a equidade de gênero. A partir de minha prática docente durante o período de estágio, realizado no primeiro semestre de 2017, bem como a realização de uma semana de observação no segundo semestre do mesmo ano, em uma turma de jardim de infância da rede municipal de Porto Alegre, foi possível produzir dados para a realização dessa pesquisa de cunho qualitativo, através da observação participante. A análise dos dados produzidos fundamenta-se no conceito de gênero (LOURO, 1997; FELIPE, 1999, 2016), em uma perspectiva pósestruturalista, e no conceito de brincadeira a partir da perspectiva sócio histórica de Vyogtsky (1991). A partir dos dados produzidos foi possível chegar a três categorias de análise: na primeira, constato que as meninas têm maior possibilidade de transitar entre os scripts do que os meninos; já na segunda, discuto sobre a confusão teórica entre os conceitos de gênero e sexualidade e suas implicações para a educação dentro de nosso atual contexto, que se pauta em uma sociedade heteronormativa. Finalmente, abordo as pedagogias culturais e como seus artefatos relacionam-se com os scripts de gênero, educando as crianças sobre os modos de ser mas também sendo utilizados por elas em suas brincadeiras para reproduzir ou superar os scripts previstos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras infantis | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.title | Scripts de gênero e as brincadeiras na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062101 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)