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dc.contributor.advisorFelipe, Janept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Manoela de Calazanspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174370pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a brincadeira de faz-de-conta na educação infantil, problematizando as relações de gênero presentes nesta etapa escolar. Para tal, utilizo o conceito de scripts de gênero (FELIPE, 2016, 2017) para observar e analisar como e de que modo esses roteiros, social e culturalmente estabelecidos, que intencionam construir determinadas masculinidades e feminilidades desde a infância, aparecem durante os momentos de brincadeira. Dessa forma, pretende-se assim oferecer subsídios para professoras de educação infantil realizarem uma prática pedagógica que respeite e contribua para a equidade de gênero. A partir de minha prática docente durante o período de estágio, realizado no primeiro semestre de 2017, bem como a realização de uma semana de observação no segundo semestre do mesmo ano, em uma turma de jardim de infância da rede municipal de Porto Alegre, foi possível produzir dados para a realização dessa pesquisa de cunho qualitativo, através da observação participante. A análise dos dados produzidos fundamenta-se no conceito de gênero (LOURO, 1997; FELIPE, 1999, 2016), em uma perspectiva pósestruturalista, e no conceito de brincadeira a partir da perspectiva sócio histórica de Vyogtsky (1991). A partir dos dados produzidos foi possível chegar a três categorias de análise: na primeira, constato que as meninas têm maior possibilidade de transitar entre os scripts do que os meninos; já na segunda, discuto sobre a confusão teórica entre os conceitos de gênero e sexualidade e suas implicações para a educação dentro de nosso atual contexto, que se pauta em uma sociedade heteronormativa. Finalmente, abordo as pedagogias culturais e como seus artefatos relacionam-se com os scripts de gênero, educando as crianças sobre os modos de ser mas também sendo utilizados por elas em suas brincadeiras para reproduzir ou superar os scripts previstos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.titleScripts de gênero e as brincadeiras na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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