Scripts de gênero e as brincadeiras na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a brincadeira de faz-de-conta na educação infantil, problematizando as relações de gênero presentes nesta etapa escolar. Para tal, utilizo o conceito de scripts de gênero (FELIPE, 2016, 2017) para observar e analisar como e de que modo esses roteiros, social e culturalmente estabelecidos, que intencionam construir determinadas masculinidades e feminilidades desde a infância, aparecem durante os momentos de brincadeira. Dessa forma, pretende-se assi ...
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a brincadeira de faz-de-conta na educação infantil, problematizando as relações de gênero presentes nesta etapa escolar. Para tal, utilizo o conceito de scripts de gênero (FELIPE, 2016, 2017) para observar e analisar como e de que modo esses roteiros, social e culturalmente estabelecidos, que intencionam construir determinadas masculinidades e feminilidades desde a infância, aparecem durante os momentos de brincadeira. Dessa forma, pretende-se assim oferecer subsídios para professoras de educação infantil realizarem uma prática pedagógica que respeite e contribua para a equidade de gênero. A partir de minha prática docente durante o período de estágio, realizado no primeiro semestre de 2017, bem como a realização de uma semana de observação no segundo semestre do mesmo ano, em uma turma de jardim de infância da rede municipal de Porto Alegre, foi possível produzir dados para a realização dessa pesquisa de cunho qualitativo, através da observação participante. A análise dos dados produzidos fundamenta-se no conceito de gênero (LOURO, 1997; FELIPE, 1999, 2016), em uma perspectiva pósestruturalista, e no conceito de brincadeira a partir da perspectiva sócio histórica de Vyogtsky (1991). A partir dos dados produzidos foi possível chegar a três categorias de análise: na primeira, constato que as meninas têm maior possibilidade de transitar entre os scripts do que os meninos; já na segunda, discuto sobre a confusão teórica entre os conceitos de gênero e sexualidade e suas implicações para a educação dentro de nosso atual contexto, que se pauta em uma sociedade heteronormativa. Finalmente, abordo as pedagogias culturais e como seus artefatos relacionam-se com os scripts de gênero, educando as crianças sobre os modos de ser mas também sendo utilizados por elas em suas brincadeiras para reproduzir ou superar os scripts previstos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License